Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Segunda edição do curso de formação política para mulheres será gratuita e aberta à comunidade

Jéssica Tokarski     28 de fevereiro de 2018 - 10h43

O grupo de pesquisa POLÍTICA POR.DE.PARA, MULHERES, vinculado à Universidade Federal do Paraná e à Universidade Estadual do Rio de Janeiro, promove, a partir do dia 7 de março, a segunda edição do Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres. Com a incorporação de novos conteúdos e oficinais, a ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política como candidatas, dirigentes partidárias e cidadãs ativas.

Foram selecionadas 80 alunas, das cerca de 400 pré-inscritas, que farão todo o curso, composto por módulos e oficinas. Serão abordados conteúdos de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Parlamentar e Políticas Públicas.

Os módulos, que acontecerão às quartas-feiras 19h, serão também abertos ao público feminino. As interessadas devem se dirigir à sala 200 do Prédio Histórico da UFPR, situado na Praça Santos Andrade.

Primeira edição do curso, realizada em 2017. Foto:Samira Chami Neves

A palestra inaugural do curso será ministrada pelas professoras Eneida Desiree Salgado, coordenadora geral do grupo; Margarete Coelho, vice-governadora do Piauí; Luciana Panke, professora do Departamento de Comunicação e atual Superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR; e Marilena Winter, secretária geral da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná. Os interessados em assistir à palestra, devem se inscrever no link.

O evento, que acontece às 19h no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, terá ainda a apresentação da roda de samba Maria Navalha e uma exposição de arte feminista de Caroline Lemes. Em seguida, haverá os lançamentos do livro resultado do I Encontro de Política para Mulheres e do Instituto Política Para.Por.De.Para Mulheres.

O instituto é consequência dos projetos desenvolvidos pelo grupo e do projeto acadêmico iniciado pela professora Eneida Desiree Salgado. A partir disso, o grupo se tornou uma associação com personalidade jurídica e composta pelas diretoras Ana Viana, Leticia Kreuz, Barbara Mendonça, Tailaine Costa e Renata Caleffi. O escopo é a inserção da mulher na política, com a finalidade de diminuição da grande distinção que há entre homens e mulheres nessa área.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR