Extensão e Cultura

Segunda edição do curso de formação política para mulheres será gratuita e aberta à comunidade

Jéssica Tokarski     28 de fevereiro de 2018 - 10h43

O grupo de pesquisa POLÍTICA POR.DE.PARA, MULHERES, vinculado à Universidade Federal do Paraná e à Universidade Estadual do Rio de Janeiro, promove, a partir do dia 7 de março, a segunda edição do Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres. Com a incorporação de novos conteúdos e oficinais, a ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política como candidatas, dirigentes partidárias e cidadãs ativas.

Foram selecionadas 80 alunas, das cerca de 400 pré-inscritas, que farão todo o curso, composto por módulos e oficinas. Serão abordados conteúdos de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Parlamentar e Políticas Públicas.

Os módulos, que acontecerão às quartas-feiras 19h, serão também abertos ao público feminino. As interessadas devem se dirigir à sala 200 do Prédio Histórico da UFPR, situado na Praça Santos Andrade.

Primeira edição do curso, realizada em 2017. Foto:Samira Chami Neves

A palestra inaugural do curso será ministrada pelas professoras Eneida Desiree Salgado, coordenadora geral do grupo; Margarete Coelho, vice-governadora do Piauí; Luciana Panke, professora do Departamento de Comunicação e atual Superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR; e Marilena Winter, secretária geral da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná. Os interessados em assistir à palestra, devem se inscrever no link.

O evento, que acontece às 19h no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, terá ainda a apresentação da roda de samba Maria Navalha e uma exposição de arte feminista de Caroline Lemes. Em seguida, haverá os lançamentos do livro resultado do I Encontro de Política para Mulheres e do Instituto Política Para.Por.De.Para Mulheres.

O instituto é consequência dos projetos desenvolvidos pelo grupo e do projeto acadêmico iniciado pela professora Eneida Desiree Salgado. A partir disso, o grupo se tornou uma associação com personalidade jurídica e composta pelas diretoras Ana Viana, Leticia Kreuz, Barbara Mendonça, Tailaine Costa e Renata Caleffi. O escopo é a inserção da mulher na política, com a finalidade de diminuição da grande distinção que há entre homens e mulheres nessa área.