Últimas Notícias

Histórico






11 de dezembro de 2012

Richard Stallman ministra palestra na UFPR

Por Ana Paula Moraes
Imprimir esta notícia

Richard Stallman viaja pelo mundo divulgando os ideais do movimento software livre - Foto: stallman.org

O Departamento de Informática, a Associação de Professores da UFPR e a organização Solidarius Internacional trazem o fundador do movimento software livre, Richard Stallman, para falar sobre os objetivos e a filosofia do movimento, assim como um panorama atual do tema. O evento será realizado no auditório da Administração do Centro Politécnico da UFPR, às 17 horas desta quinta-feira (13).

O programador vai debater ainda sobre o status e a história do GNU, sistema operacional fundado por Stallman e utilizado, ao lado do sistema Linux, por milhões de usuários adeptos do free software. Dentre os maiores feitos do hacker, estão Emacs, o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. Ele é autor também da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft ─ método para licenciar um software de tal forma que este permaneça livre e seu uso e modificação sempre beneficiem a comunidade.

Desde a metade dos anos 1990, Stallman tem dedicado a maior parte de seu tempo ao ativismo político, defendendo o software livre e lutando contra a patente de softwares e a expansão da lei de copyright. A palestra é aberta ao público, gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.


Palavra(s)-chave: , ,