Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria da UFPR entrega novos espaços para o Setor de Tecnologia e soluciona, pelo diálogo, impasse de seis anos

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, entre os professores Sérgio Braga (à esq.) e Horácio Tertuliano Filho, no momento da entrega das chaves das salas: “Valeu a pena apostar no debate e no entendimento”. Imagem: Samira Chami Neves.

A Reitoria da UFPR solucionou nesta sexta-feira (dia 19), após intenso diálogo com as direções dos Setores de Tecnologia e de Exatas, um impasse que já durava seis anos. Entregou ao Setor de Tecnologia um espaço com área total de 550 metros quadrados, localizado no 3º andar do Prédio de Administração, no Centro Politécnico. São 27 salas, que serão utilizadas para atividades acadêmicas e administrativas, beneficiando principalmente os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia da Produção.

O diretor do Setor de Tecnologia, Horácio Tertuliano Filho, fez um agradecimento especial à Reitoria pela entrega dos espaços. “Durante todo este tempo, nós sempre acreditamos no diálogo e na capacidade da Reitoria de resolver o problema de espaço do setor, o que de fato aconteceu”, comentou Horácio, ao lado do reitor Ricardo Marcelo Fonseca; do superintendente de Infraestrutura da UFPR, Sérgio Braga; e da vice-diretora do setor, Regina Maria Hartog Pombo Rodriguez.

Benefícios aos dois setores

O professor Horácio Tertuliano Filho afirmou que a entrega das salas é importante porque soluciona o problema da falta de espaços em vários cursos do Setor de Tecnologia. “Os espaços que recebemos possibilitarão que estes cursos comecem seu processo de expansão. Agora, os professores poderão receber melhor os alunos e realizar várias atividades importantes. Enfim, estes espaços serão benéficos para toda a comunidade acadêmica”, disse.

O diretor refere-se principalmente aos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia da Produção, criados nos últimos oito anos, que não tinham sedes próprias e por isso tinham que dividir seu corpo de servidores docentes e técnicos entre várias unidades, no Centro Politécnico.

Química ganha laboratórios

O curso de Química (do Setor de Exatas) é outro beneficiado. Ganhou dois laboratórios novos – onde antes funcionavam os Laboratórios de Processos Biotecnológicos (do curso de Engenharia de Bioprocessos) e o de Informática (do curso de Engenharia Química).

O Setor de Exatas também ganhou, por dois motivos. Primeiro, porque recebeu da Reitoria o compromisso de apoio ao término da construção de um prédio para o curso de Química. Segundo porque, em abril do ano passado, já havia recebido da Reitoria um prédio novo com 14 salas, capacidade para 860 alunos e 7.718 metros quadrados, destinado a salas de aula, gabinetes e laboratórios dos Departamentos de Estatística, Física, Expressão Gráfica e Matemática.

Aposta no diálogo

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou o fato de a entrega dos espaços ter sido antecedida por um amplo e democrático processo de diálogo e de negociação envolvendo a Reitoria e as direções dos Setores de Tecnologia e de Exatas. “A Reitoria apostou radicalmente no diálogo para resolver este impasse, que já durava seis anos. O resultado foi extremamente positivo. Nem todas as controvérsias foram resolvidas e por isso vamos continuar dialogando, mas resolvemos 75% do problema. Valeu a pena apostar no debate e no entendimento”, avaliou.

Para o reitor da UFPR, a entrega das salas também cumpre um propósito importante: otimizar os espaços ociosos e/ou subutilizados da UFPR. “No momento em que temos restrições para a ampliação de espaços, do ponto de vista orçamentário, precisamos otimizar o que temos. Então, a partir da premissa republicana de otimizarmos espaços em momentos de crise, como o que vivemos, é fundamental valorizarmos o diálogo. Todos ganham com isso”.

O superintendente de Infraestrutura da UFPR, Sérgio Braga, disse que a entrega dos espaços é importante porque soluciona um impasse que durava seis anos e porque garantirá mais unidade aos cursos. “Estes cursos tinham alunos e professores espalhados por vários espaços, no Centro Politécnico. Um curso que funciona assim não encontra sua própria identidade. A entrega dos espaços possibilitará que eles tenham um espaço para chamar de seu, garantindo a construção desta identidade”, avaliou.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...