Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria confirma compromisso com estudantes e oficializa entrega de sedes de três centros acadêmicos

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, mostrou hoje (dia 31) no campus do Centro Politécnico, em Curitiba, mais uma prova do diálogo e do seu compromisso com os estudantes. Entregou oficialmente as sedes de centros acadêmicos de três cursos: Expressão Gráfica, Informática Biomédica e Matemática Industrial.

Construídas pela própria equipe de manutenção da UFPR em apenas seis meses, com material de alta qualidade, as casas têm 27,5 metros quadrados de área e atendem a uma reivindicação antiga dos alunos dos cursos. A partir de agora, eles contam com um espaço exclusivo para estudos, reuniões e lazer.

“É um grande prazer entregar obras com esta qualidade aos nossos alunos, que são a razão de ser da UFPR. Nós queremos um campus vivo, onde a relação dos estudantes não acabe quando as aulas terminam e onde a sua formação ocorra em todas as dimensões. Tenho a certeza de que vocês saberão usar muito bem este espaço. Os alunos da UFPR são diferenciados”, avaliou.

Zaki elogiou o trabalho da equipe de manutenção – Irene Gonçalves Calixto e Domingos Maria de Jesus – e disse que a UFPR está em uma “fase espetacular de crescimento” em todo o Paraná. “Aqui, temos uma gestão comprometida com a qualidade de ensino e com os estudantes”, comentou.

Ações de expansão

As sedes dos centros acadêmicos têm 27,5 metros quadrados de área e foram construídas com material de alta qualidade.  Imagem: Ana Assunção.
As sedes dos centros acadêmicos têm 27,5 metros quadrados de área e foram construídas com material de alta qualidade. Imagem: Ana Assunção.

O superintendente de Infraestrutura, Álvaro Pereira, explicou que a entrega das sedes é parte das ações de expansão da UFPR e lembrou que os alunos estavam mal acomodados na cantina do Centro Politécnico. “Foi difícil fazer estas obras porque as demandas na UFPR são muito grandes. Fizemos um esforço concentrado para construir uma obra com qualidade e custos baixos”.

O reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho, também destacou o esforço da gestão da UFPR na execução das obras. ”Atender a esta demanda foi um desafio executado com competência, em benefício dos nossos alunos”, comentou, ao lado do  vice-diretor do Setor de Exatas, Alexandre Trovon, que destacou o empenho da Reitoria e da PRA na execução das obras.

“Estamos muito felizes de receber este espaço de convivência dos alunos. Por coincidência, a entrega destas sedes ocorre no mesmo dia em que recebemos a Comissão de Avaliação do Curso de Expressão Gráfica”, informou. A chefe do Departamento de Expressão Gráfica, Simone Medina, e a vice-coordenadora do curso, Zuleica Faria de Medeiros, também participaram da entrega das sedes.

Aprovação dos alunos

As sedes dos centros acadêmicos foram aprovadas pelos estudantes. “A obra é muito importante porque nos oferece um local para estudar e ter mais convivência com o pessoal do nosso e dos outros cursos. Quando não tínhamos este espaço, tínhamos que achar salas vazias em outros lugares. Então, este espaço é super importante para nós”, avaliou o estudante Bruno Eduardo Annies Gonçalves, do terceiro período do curso de Informática Biomédica.

Vinícius Martins, estudante do quinto período de Matemática Industrial, concorda com o colega. “O lugar que nós tínhamos antes era mal arejado. Agora, temos um espaço legal para nos reunirmos, estudarmos e relaxarmos, melhorando inclusive a convivência com os alunos dos outros cursos”, avaliou.

O presidente do Centro Acadêmico de Expressão Gráfica, Rodrigo Lisboa Nogueira, também elogiou o espaço. “Estávamos meio improvisados no espaço antigo. Agora, temos um local importante para estreitar a convivência do pessoal. Vamos usar este espaço para fazer reuniões, assembléias do curso, a discussão de assuntos importantes e ainda para estudar”.

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...