+ UFPR

Reitor Zaki Akel Sobrinho recebe a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro na data do centenário da UFPR

Sonia Loyola     19 de dezembro de 2012 - 11h16

Reitor Zaki Akel Sobrinho recebe a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro

A emoção pela data oficial em que a UFPR completa seus 100 anos iniciou logo pela manhã desta quarta-feira (19). Em cerimônia no Palácio Iguaçu, o reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu das mãos do governador Beto Richa a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro. A data de hoje, remete também à comemoração dos 159 anos da Emancipação Política do Paraná.

A Ordem Estadual do Pinheiro, instituída no dia 12 de dezembro de 1972 é uma homenagem concedida às personalidades que obtiveram destaque em várias áreas. O título foi instituído para notabilizar as pessoas de notório saber que dedicaram seu tempo para expressarem a civilização humana. Assim, a Ordem Estadual do Pinheiro contemplou aqueles que fizeram e ainda fazem a história do Paraná, como o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho; o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos; o prefeito Luciano Ducci; o reitor da PUC/PR Clemente Ivo Juliato; o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) Darci Piana; o professor titular de Direito Penal da UFPR Luiz Alberto Machado; o empresário Joel Malucelli; o jornalista Aroldo Murá e outras personalidades. No final da cerimônia, o reitor Zaki Akel Sobrinho proferiu discurso representando todos os homenageados.