O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, foi um dos convidados especiais do Smart City Business America, evento realizado em Curitiba nesta semana. O evento propõe-se a discutir os principais problemas das cidades e compartilhar diferentes visões, soluções e casos de sucesso. Nesta terceira edição, o reitor participou do Fórum de Mobilidade Volvo, que tratou especificamente da questão da mobilidade urbana.
O Fórum de Mobilidade reuniu especialistas para um debate mais aprofundado sobre o tema “Que transporte público desejamos para Curitiba?”. O reitor Zaki Akel Sobrinho, que abriu as discussões, afirmou que a Universidade tem uma grande preocupação com a questão da mobilidade, pois a comunidade universitária é formada atualmente por mais de 40 mil pessoas – entre docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e terceirizados. “Também é nosso papel participar das discussões sobre os investimentos públicos”, pontuou.
O diretor da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, Rogério Mainardes, destacou que o transporte deve ser pensado, acima de tudo, como um bem comum. “Nós temos uma responsabilidade muito grande nas universidades de hoje. Mais que ensinar tecnologia, técnicas, é fazer com que as pessoas pensem no bem comum. A felicidade está intimamente ligada à mobilidade”, acrescentou.
Para o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense Pires, as cidades precisam priorizar o transporte público em detrimento dos veículos particulares. “E o sistema de transporte precisa oferecer ao usuário confiabilidade no tempo de viagem, regularidade e conforto”. Para ele, a percepão de qualidade reside naquilo que o transporte permite, “que é utilizar a cidade toda. Ele tem qualidade quando me permite chegar, em um tempo razoável e a um custo razoável, aonde eu quero”.
O presidente executivo da Organização Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho, comentou sobre as políticas de subvenção ao transporte e explicou que é necessário construir, nas cidades, redes integradas e multimodais, a fim de reduzir o custo. “Mas a rede multimodal não pode ser concorrente, tem que ser uma rede única, interligada”, observou. Após as apresentações, a plateia também pode participar enviando perguntas aos palestrantes e debatedores.
O Fórum de Mobilidade ocorreu paralelamente ao evento 3º Smart City Business, que é realizado em Curitiba desde terça-feira (19), na ExpoUnimed.
Por Mayara Godoy / Fotos: Marcos Solivan
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]