Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor visita Biblioteca de Ciências Humanas para conhecer trabalho de recuperação de obras raras

Restauração de livros raros na UFPR. Imagem: Leonardo Bettinelli
Restauração de livros raros na UFPR. Imagem: Leonardo Bettinelli

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, visitou na manhã desta quinta-feira (16) a Biblioteca do Setor de Ciências Humanas, para acompanhar o trabalho de recuperação do acervo de obras raras do Setor, formado por aproximadamente 15 mil obras.

“A UFPR, por ser centenária, sempre se preocupou em valorizar o patrimônio histórico”, afirmou o reitor. “Esse projeto deve se estender a outras unidades da Universidade. Podemos pensar em um projeto maior, para disponibilizar o acervo de obras raras não só à nossa comunidade, mas também a pesquisadores de todo o Brasil”, disse Akel Sobrinho.

O diretor do Setor de Ciências Humanas, Eduardo Barra, acompanhou a visita e afirmou que a recuperação desse acervo é muito importante para o Setor. “A Biblioteca é o principal laboratório do Setor, e é imprescindível para a formação em Ciências Humanas”, avaliou Barra.

O trabalho de recuperação do acervo também tem a participação de docentes e estudantes da Universidade. “Os alunos contribuem muito com a avaliação das obras. Alguns alunos de Filosofia trabalharam voluntariamente durante um ano na transliteração de obras de Sören Kierkegaard”, contou Maria de Lourdes Saldanha do Nascimento, chefe da biblioteca e coordenadora do projeto.

O acervo inclui livros autografados, primeiras edições de obras e outros itens raros e especiais em diversos idiomas.

 

Recuperação

A iniciativa inédita da Direção e da Biblioteca do Setor de Ciências Humanas vai possibilitar a higienização, catalogação e recuperação para uso de pesquisadores de aproximadamente 15 mil obras raras do acervo da UFPR.

Formado por livros e periódicos de elevado valor histórico e científico, o acervo começou a ser montado há cerca de 30 anos. Mas ganhou reforço com obras pertencentes ao escritor e filósofo paranaense Ernani Reichmann (um dos maiores e mais importantes acervos do filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard no Brasil), Erasmo Pilotto e outros livros raros.

Nele, estão reunidas coleções não só das obras completas de Kierkegaard nos mais diversos idiomas (inglês, francês, alemão, italiano e espanhol), mas também – o que é mais importante – das edições críticas relacionadas ao autor em dinamarquês. O acervo reúne ainda alguns dos principais estudos feitos no mundo sobre a obra do filósofo até os anos 80.

Obra completa de Shakespeare. Imagem: Leonardo Bettinelli
Obra completa de Shakespeare. Imagem: Leonardo Bettinelli

 

As etapas do processo

O processo inicial de recuperação das obras envolve sua higienização, que começou a ser feita no mês passado por uma empresa especializada e deve ser concluída até março de 2016. Isto porque os livros e periódicos apresentam alto grau de contaminação por microorganismos, acidez e sujeira.

A segunda fase é a preparação física e técnica das obras, por bibliotecárias da UFPR, que deve durar cerca de dois anos. Outra fase é a avaliação da raridade do acervo. Para este trabalho, foi constituída uma comissão formada por seis professores de Ciências Humanas (três titulares e três suplentes), quatro bibliotecárias, dois servidores da área administrativa do setor. As avaliações das obras serão feitas na própria biblioteca, conforme os livros forem preparados.

Paralelamente a isso, quatro bibliotecárias da própria UFPR estão catalogando as obras. Posteriormente, há dois projetos em estudos, de médio e longo prazo: de restauração e digitalização dos livros e periódicos. “Mas isto ainda depende de projeto e recursos”, explica a chefe da Biblioteca de Ciências Humanas, Maria de Lourdes Saldanha do Nascimento.

Com a transferência da Biblioteca do Setor de Educação para o novo campus da UFPR no bairro Rebouças, em Curitiba, as obras raras ganharão sala especial. Este espaço precisa, porém, ser planejado rigorosamente para garantir a preservação do acervo e a saúde dos usuários. Um engenheiro ambiental da própria UFPR fará avaliação detalhada para determinar as condições ambientais ideais que garantirão a preservação das obras, o que inclui a instalação de equipamentos específicos para este fim.

Por Helen Mendes e Aurélio Munhoz

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...