Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor recebe representantes de universidade polonesa

 Imagem: Marcos Solivan
Imagem: Marcos Solivan

Na manhã desta terça-feira, dia 24, o reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho, recebeu em seu gabinete representantes da comunidade polonesa em uma visita de cortesia. Participaram do encontro o cônsul geral da República da Polônia em Curitiba, Marek Makowski, o reitor da Universidade Politécnica de Świętokrzyska, Stanisław Adamczak, o assessor de relações internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, o assessor de relações internacionais da instituição polonesa, Ryszard Maj, e professores interessados.

O encontro foi um primeiro contato entre as duas universidades em direção a um futuro termo de colaboração, focado no intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Os reitores trocaram impressões e fizeram sugestões que podem delinear o acordo. A expectativa é de que em agosto, quando Adamczak deverá vir novamente ao Brasil, já exista um texto preliminar para firmar a parceria.

“O contato in loco dos professores é essencial”, explicou o reitor polonês, que convidou Akel Sobrinho para uma visita à sua instituição. A Universidade de Świętokrzyska dispõe de cinco faculdades e 17 especialidades em competências politécnicas, além cursos de Economia e Gestão de Produção.

“A Polônia tem uma relação muito forte com o Paraná”, disse Akel Sobrinho. “Nós já temos parceria com a Polônia, mas uma parceria com uma instituição politécnica supriria muitos interesses comuns – especialmente da pesquisa conjunta”.

O próximo passo, agora, é que sejam definidas as áreas nas quais será possível trabalhar com a mobilidade acadêmica, inclusive com o programa Ciência sem Fronteiras.

Durante a reunião, Makowski e o professor Marcelo Paiva de Souza, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, fizeram a tradução dos diálogos.

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...