Ciência e Tecnologia

Reitor assume presidência do Grupo Tordesilhas

7 de dezembro de 2012 - 17h28

O reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, assume na próxima terça-feira (11), na Universidade de Salamanca, na Espanha, a presidência do Grupo Tordesilhas. Akel atualmente é vice-presidente.

A posse será durante o XIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas de 8 a 11 de dezembro. Além da Assembleia do Grupo, haverá um Simpósio sobre “O Brasil nas fronteiras da Ciência” que reunirá pesquisadores do Brasil, Espanha e Portugal. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que é doutor Honoris Causa pela Universidade de Salamanca, fará a conferência de abertura.

Para o reitor, o cargo é muito importante para aumentar a visibilidade institucional da UFPR. “Pretendemos fortalecer as atividades desta rede de universidades ampliando e intensificando nossas parcerias acadêmicas no próximo ano”, destaca.

Grupo Tordesilhas
O Grupo Tordesilhas foi criado em 2000, a partir de um encontro dos Reitores do Brasil, da Espanha e de Portugal, do qual foram definidas as ações de cooperação voltadas para dois aspectos específicos: científicos e educação.

Proporciona o desenvolvimento de acordos bilateriais entre as universidades. A cooperação científica e educacional desempenha um elemento chave no papel das instituições acadêmicas em um mundo em profunda mudança social e científico-tecnológico.

O reitor da UFPR assumirá junto com o reitor da Universidade Nova Lisboa, Antonio Rendas, que ocupará o cargo de vice-presidente. A gestão será de um ano.