+ UFPR

Reitor anuncia pró-reitores e dá posse ao vice-reitor

Simone Meirelles     15 de março de 2013 - 12h56

Vice-reitor Rogério Andrade Mulinari toma posse para segundo mandato - Foto: Leonardo Bettinelli

O reitor Zaki Akel Sobrinho anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 15, a nova equipe de pró-reitores da UFPR. Na mesma solenidade, no Gabinete do Reitor, tomou posse para seu segundo mandato o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari, para a gestão 2013-2017.

Dos sete pró-reitores, três permanecem no cargo:  na Pró-Reitoria de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko; na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, Lúcia Montanhini; na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes. Já os novos pró-reitores indicados são: Pró-Reitoria de Administração, Álvaro Pereira (que ocupava o cargo de diretor da Imprensa Universitária); Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Adriano do Rosário Ribeiro (que coordenava o Reuni);  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Deise Picanço (então vice-diretora do Setor de Educação); Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira (que ocupava o cargo de coordenador de pesquisa e pós-graduação).

Nova equipe: Adriano Ribeiro, Vice-reitor Rogério Mulinari, Deise Picanço, Reitor Zaki Akel Sobrinho, Maria Amélia Zainko, Rita Lopes, Lúcia Montanhini e Álvaro Pereira (Edilson Silveira está em viagem acadêmica) - Foto: Thiago Augusto Medeiros

Segundo o reitor, a Administração avançou muito em quatro anos, deixando uma marca de democracia na história da universidade. Para os próximos quatro anos, a intenção é mexer na estrutura universitária, num esforço coletivo para corresponder às expectativas  de mudanças para o segundo centenário. O reitor agradeceu aos pró-reitores que deixam o cargo pela compreensão da necessidade de uma renovação, lembrando que continuam a fazer parte do mesmo time. “Agora é hora de pensar em um novo projeto, de forma participativa”, afirmou.

Posse marca início de mudançaspara o segundo centenário da UFPR - Foto: Thiago Augusto Medeiros

Os pró-reitores tomarão posse no dia 2 de abril, quando também serão anunciados outros membros da equipe da Administração Universitária.

Posse
Na solenidade, o vice-reitor Rogério Mulinari afirmou que a sensibilidade será a palavra chave para esta nova gestão. “Temos que lidar com demandas de uma comunidade em expansão, de uma sociedade que tem na UFPR o seu referencial de ensino, desenvolvimento científico, tecnologia e inovação. Por isso, precisamos ser mais acolhedores, para atender mais e buscar mais soluções”, explicou.

Em seu discurso de posse, Mulinari relembrou os principais projetos desenvolvidos com cada pró-reitoria na primeira gestão, agradecendo nominalmente os membros das equipes. Sobre esse trabalho, observou:  “Estamos unidos pela paixão pela educação e pela paixão pela universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.”

Comunidade universitária lota Gabinete do Reitor para posse e anúncio de equipe - Foto: Leonardo Bettinelli

Presente
Antes da solenidade de posse do vice-reitor e do anúncio da nova equipe de pró-reitores, o reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice Rogério Andrade Mulinari receberam uma coleção de fotos com todo os eventos realizados durante a gestão 2009-2012. A organização foi da relações públicas e chefe do cerimonial do Gabinete do Reitor Flávia Chu e equipe, em conjunto com a empresa de eventos Polyndia.

Coleção apresenta imagens da gestão 2009-2012 - Foto: Karina Sabbag

Veja mais fotos da posse e do anúncio da nova equipe no Flickr

Assista à matéria da UFPR TV