Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reforma política é tema do UFPR Pensando o Brasil nesta terça-feira

A reforma política será o tema da quarta edição do UFPR Pensando o Brasil, ciclo de debates que a Universidade Federal do Paraná promove para aprofundar a discussão sobre assuntos relevantes da agenda nacional. O encontro, aberto ao público, acontecerá nesta terça-feira,  17 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas e vai reunir debatedores especialistas na matéria.

Para debater o assunto, foram convidados José Antônio Lavareda, Paulo Peres e Luciana Veiga. Também participarão do encontro Bruno Bolognesi, como mediador, e Eneida Desiree Salgado, como apresentadora.

José Antônio Lavareda é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), advogado e jornalista. É presidente do Conselho Científico do IPESPE (Instituto de Pesquisa), fundador do NeuroLab (Laboratório de Neurociência Aplicada) e professor colaborador da Pós-Graduação em Ciência política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lavareda é pioneiro no Brasil nos estudos teóricos e na utilização de ferramentas de Neuropolítica.

Paulo Peres é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa em Pós-Graduação em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Peres atuou na área de instituições políticas brasileiras, partidos e sistemas partidários, metodologia e epistemologia da Ciência política e Teorias da Democracia.

Luciana Veiga é doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e pós-doutora em Ciência Política pela Universidade da Califórnia – Irvine. É professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO e atua como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP).

O mediador, Bruno Bolognesi, é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira (NUSP/UFPR) e do Núcleo de Estudos dos Partidos Políticos Latino-Americanos (NEPLA/UFSCar). Seus principais temas de pesquisa são: partidos políticos, seleção de candidatos, recrutamento político, organização partidária e sistemas partidários.

A apresentadora, Eneida Desiree Salgado, é doutora em Direito do Estado, com estágio de pós-doutoramento na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), professora de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral na UFPR, líder do Núcleo de Investigações Constitucionais, coordenadora do Política Por/De/Para Mulheres e tutora do Programa de Educação Tutorial  de Direito.

O próximo debate está agendado para 21 de novembro e aborda o tema Violência de Gênero. Veja a programação aqui.

UFPR Pensando o Brasil Reforma Política

Data: 17 de outubro de 2017

Horário: 19h

Local: Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas (Prédio Histórico da UFPR)

Convidados confirmados:

Apresentadora: Eneida Desiree Salgado (UFPR)

Debatedores: Luciana Veiga (UNIRIO), Paulo Peres (UFRGS) e José Antonio Lavareda (UFPE)

Mediador: Bruno Bolognesi (UFPR)

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...