Ensino e Educação

Reforço em Exatas: Prae abre inscrições para oficinas voltadas a alunos de graduação até 14/3

Camille Bropp     5 de março de 2018 - 13h39

Alunos da UFPR cadastrados no principal programa de auxílio à permanência estudantil, o Probem, podem ser inscrever até o dia 14 nas oficinas de tutoria pedagógica em Exatas oferecidas pelo setor de Pedagogia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As oficinas de tutoria pedagógica são voltadas a ajudar alunos que estão encontrando dificuldades em disciplinas conhecidas pelo alto índice de reprovação. As oficinas são oferecidas semanalmente em salas de estudo no Campus Politécnico.

O foco das oficinas são estudantes inscritos no Probem que registraram rendimento acadêmico inferior a 75% de aprovação no total de matérias cursadas no segundo semestre de 2017. As matérias oferecidas neste ano são: Matemática Básica; Cálculo I e II; Álgebra Linear; Geometria Analítica; Física I e II; Físico-Química; Física para estudantes de Física; Química Orgânica; Química Analítica; Fisiologia; e Bioquímica.

As inscrições para cada turma e a consulta de horários podem ser feitas aqui.

Alunos fazem listas de exercícios em grupo e podem tirar dúvidas com tutores nas oficinas de Exatas., Foto: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR, 10/11/2017

As oficinas começam em 19 de março e terminam em 19 de julho. A carga horária é de 30 horas-aula por matéria e o estudante recebe certificado de participação. É possível se matricular em mais de uma oficina, desde que não exceda o número de vagas (dez por turma).

Alunos que não recebem suporte do Probem poderão se candidatar às vagas remanescentes. A participação e a frequência nas oficinas são obrigatórias no caso dos estudantes inscritos no Probem que reprovaram em uma ou mais das disciplinas abrangidas pelas oficinas.

Formato

O formato das tutorias estreou no segundo semestre de 2017. Durante uma hora e meia, os alunos trazem suas dificuldades para resolvê-las em grupo, com a ajuda de bolsistas-tutores, que acolhem as dúvidas e orientam quanto a técnicas de estudo.

O resultado do processo de seleção dos bolsistas que ministrarão as oficinas no primeiro semestre de 2018 foi divulgado recentemente. Todos também são alunos inscritos no Probem. Os critérios de seleção são bons desempenhos acadêmicos ao longo da vida universitária e empatia para orientar quem tem dificuldade.

O e-mail do atendimento pedagógico da PRAE é o pedagogicoprae@gmail.com.