+ UFPR

Ranking de universidades globais aponta a UFPR como a 24ª melhor da América Latina

Superintendência de Comunicação Social     13 de novembro de 2018 - 16h36

A Universidade Federal do Paraná ocupa a 24ª posição entre as melhores universidades globais da América Latina, de acordo com o US News & World Report, portal norte-americano especializado em rankings de educação há mais de 30 anos. Das 30 universidades brasileiras mais bem classificadas, 24 são federais e as restantes são estaduais – ou seja, todas são públicas.

Esta é a quinta edição do ranking de universidades globais. Foram avaliadas 1.250 instituições em 75 países e os resultados foram divulgados por região. Na América Latina, integram o ranking 64 universidades, das quais 31 são brasileiras. Entre as brasileiras, a UFPR aparece em 12° lugar.

De acordo com o US News & World Report, o ranking é elaborado com base nos dados da Web of Science e nas métricas do InCites fornecidas pela Clarivate Analytics. A metodologia leva em conta  fatores que medem a reputação da pesquisa global e regional de uma universidade e o desempenho da pesquisa acadêmica. Para o ranking geral, isso inclui indicadores bibliométricos, como publicações, citações e colaboração internacional.

O ranking global tem na liderança quatro universidades dos Estados Unidos (Harvard, Massachusetts Institute of Technology, Standord e Califórnia-Berkeley) e uma do Reino Unidos (Oxford).

Fundado há 85 anos, o US News & World Report tem sede em Washington DC e é acessado por mais de 40 milhões de pessoas por mês.