O risco de contaminação da água, provocado por um rompimento em um cano, levou a Reitoria da Universidade Federal do Paraná a determinar, como medida de segurança preventiva, o fechamento temporário do Restaurante Universitário (RU) da UFPR, no centro de Curitiba. O serviço será reativado nos próximos dias, assim que o cano for consertado e laudo técnico encomendado pela confirmar que a água consumida pelo RU não está contaminada.
O risco de contaminação ocorreu porque invasores do prédio anexo ao RU, que possui a mesma fonte de abastecimento de água do restaurante, provocaram danos no cano de abastecimento de água. Os invasores insistem em ficar no prédio, contrariando expressamente posição da Reitoria e do Conselho Universitário, embora o edifício já tenha sofrido princípio de incêndio duas vezes, o que levou o Corpo de Bombeiros a recomendar a desocupação do imóvel.
“Diante do risco de contaminação da água consumida pela cozinha, prejudicando seriamente o preparo dos alimentos consumidos pela comunidade que frequenta o RU, optamos pela decisão mais sensata, interromper temporariamente os serviços”, informou o pró-reitor de Administração da UFPR, Edelvino Razzolini Filho.
O pró-reitor explicou que existe evidência de potencial risco de que a água possa estar contaminada, devido ao fato de o rompimento do cano ter provocado a infiltração de sujeira na tubulação. Para evitar mais prejuízos aos alunos, a UFPR providenciou transporte gratuito para que eles possam se alimentar nos outros RUs da UFPR.
Reforma do DCE
No último dia 26, por unanimidade, o Conselho Universitário aprovou moção de apoio às ações do Diretório Central dos Estudantes e da Reitoria para a liberação imediata destinada à reforma e o uso adequado do prédio usado para atividades do DCE, que foi invadido por grupos externos à UFPR.
A moção aprovada pelo Conselho Universitário estabelece ainda a elaboração de um Plano Diretor para definir as ações que serão desenvolvidas em relação ao assunto, condena a decisão dos invasores de desrespeitar a posição da comunidade universitária da UFPR e propõe a identificação destas pessoas.
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]