UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Público pode visitar museus de arte e ciência da UFPR; MusA tem exposição sobre Irena Palulis até 26 de outubro

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Consuelo Schlichta, Tânia Bloomfield e Luís Carlos dos Santos, em parceria com a artista plástica Heliana Grudzien, homenageiam a trajetória de Irena Palulis na exposição “Irena Palulis: humanidade, natureza, cosmos”. Os arquivos e lembranças estão expostos no Museu de Arte da UFPR (MUSA) até o dia 26 de outubro. A entrada é gratuita.

Fruto da iniciativa da família de Irena, a mostra rememora esta mulher paranaense, de descendência polonesa, que lutou contra amarras de seu tempo e dedicou-se às artes plásticas com uma paixão incansável. Aluna de Guido Viaro e de diversos outros grandes nomes da história da arte no Paraná, a homenageada dialogou com os movimentos artísticos paranaenses. Sempre expressou traço e personalidade artística própria, alimentados por uma busca interior que a inquietava e a movimentava pelo mundo, reforçando sua espiritualidade.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 12h às 18h até o dia 26 de outubro. O Musa está localizado no Prédio Histórico da UFPR. Visitas mediadas devem ser agendadas pelo e-mail nucleoeducativomusa@gmail.com.

MusA

Fundado em 2002, o MusA tem como principal objetivo ser um museu-escola em que os alunos e a comunidade possam usar o acervo para pesquisas. O Museu de Arte da UFPR é formado por artes visuais do período moderno e contemporâneo, focando em artistas brasileiros.

Além de exposições, o MusA promove debates, pesquisas, workshops, sessões de vídeos e retrospectivas de artistas paranaenses. Grande parte do acervo faz parte da coleção da UFPR, composta por obras de artistas de épocas diferentes, entre eles De Bona, Guido Viaro e Freÿesleben.

Foto: Samira Chami Neves

Outros Museus

A UFPR possui outros espaços com acervos voltados para as artes e a ciência. São oportunidades de aprendizado para escolas e interessados em geral.

Confira as principais informações sobre os museus, seus acervos e horários.

Imago 3D Museum

O grupo de pesquisa em visão computacional, computação gráfica e processamento de imagens IMAGO tem colaborado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em um projeto que visa preservar as esculturas barrocas brasileiras feitas pelo artista Antônio Francisco Lisboa. Conhecido como Aleijadinho, Lisboa é considerado um dos mais importantes artistas barrocos americanos.

Com o intuito de preservar essas obras para que nunca se perca, o grupo desenvolveu um hardware de preservação digital 3D completo composto por reconstrução 3D e visualização 3D. Além das esculturas de Aleijadinho, o museu digital também apresenta peças do MAE, entre outras estátuas e objetos.

O Museu Virtual 3D está disponível aqui.

Museu de Ciências Naturais

Fundado em 1994, o Museu de Ciências Naturais teve origem em suas próprias coleções cientificas e com o tempo foi adquirindo mais peças para seu acervo. O museu foi criado com o objetivo de integrar os alunos de ensino fundamental, médio e superior em pesquisas e atividades de extensão e ensino. Oferece também à comunidade visitas guiadas e mantém em exposição permanente representantes de grandes grupos de seres vivos que compõem a fauna e flora da nossa e de outras regiões.

Além do material em exibição, o museu abriga coleções cientificas de Zoologia (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e moluscos) e de Paleontologia (icnologia, vertebrados e invertebrados) e podem ser consultados por pesquisadores. O museu também promove cursos e oficinas e disponibiliza materiais didáticos para professores de rede pública e privada.

Quando: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Campus Centro Politécnico / Setor de Ciências Biológicas

Endereço: Rua Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100, Curitiba – PR

Entrada franca / Agendamento de visitações: (41) 3361-1628 – biomuseu@ufpr.br

Foto: SUCOM

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) foi inaugurado em 1963. Sua sede expositiva está localizada no município de Paranaguá, no prédio do antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. No entanto, o MAE é um museu multi localizado; além desse espaço expositivo em Paranaguá, existem dois outros em Curitiba: a Reserva Técnica e a Sala Didático Expositiva.

O acervo do museu, de aproximadamente 80.000 peças, é composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná, daí sua grande importância para a compreensão da história do Estado. É dividido em três grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular e Etnologia Indígena.

Desde sua revitalização, na última década, o Museu vêm desenvolvendo uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações e produtos educativos e lúdicos, como jogos e brincadeiras, voltados principalmente às escolas de ensino fundamental e médio. Através da Extensão Universitária, o Museu também se propõe a ser um espaço participativo da Comunidade, buscando tornar-se cada vez mais aberto para as expressões artísticas, a pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento.

Conheça as duas unidades do MAE abertas para a visitação:

 

Sede Histórica
Localizada no Centro Histórico de Paranaguá, teve sua construção concluída em 1755. Trata-se de uma edificação distinta na arquitetura jesuítica, por sua construção em três andares. Foi restaurado e reinaugurado no ano de 2009. Possui uma programação ativa, e hoje está com as exposições temporárias “Rogai por Nós”, desenvolvida em conjunto com o Grupo Folclórico Boi Barroso e a “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, realizada em conjunto com cinco comunidades guarani do litoral paranaense. Abriga a exposição de longa duração “Assim Vivem os Homens – Cultura Popular”, que apresenta as diversas manifestações culturais do Brasil e do Paraná, com objetos artesanais, utensílios domésticos de cerâmica, cestaria, instrumentos musicais e vestuário de celebrações e expressões culturais típicas do Paraná e litoral do sul do Brasil, como o Boi de Mamão, a Congada e o Fandango.

A exposição “Rogai Por Nós” está em cartaz até 19 de setembro, e em breve o Museu abrirá sua nova exposição “Entre Conchas: Modos de Vida nos Sambaquis” sobre arqueologia paranaense.

Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h
Endereço: Rua XV de Novembro, 575 – Paranaguá – PR

Sala Didática

Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

Inaugurada em 2009, a sala didática é um espaço expositivo localizado no subsolo do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade em Curitiba. Nela, os estudantes, os turistas e a comunidade têm a oportunidade de conhecer uma mostra do acervo do MAE ali exposto. É também na Sala Didática que são elaborados alguns dos produtos educativos, que complementam o conteúdo da exposição.

Agende sua visita pelo número (41) 3313-2042 ou pelo e-mail visitasguiadasmae@gmail.com

Endereço: Praça Santos Andrade, s/n – Prédio Histórico da UFPR – Curitiba – PR
Entrada franca

Reserva Técnica

Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

Inaugurada em 2006, a Reserva Técnica do MAE, localizada no Campus Juvevê da UFPR em Curitiba, é o espaço destinado à guarda, inventário e pesquisa do acervo quando não está em exposição. Nesse local é realizado todo o tratamento técnico das coleções que inclui a higienização, acondicionamento e curadoria, para posteriores divulgações, por meio de exposições, materiais didáticos e publicações.

Aberto de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30, para pesquisadores e visitas técnicas pré-agendadas pelo número (41) 3313-2042 ou pelo e-mail maert@ufpr.br

Sugestões

UFPR Litoral: Programa NAPI Alimento e Território
O programa de pesquisa-ação-participativa NAPI Alimento Território é uma iniciativa pluri-institucional...
Projeto de Extensão ID 60+ auxilia idosos a utilizar os smartphones
O projeto de extensão ID 60+: promovendo ações favoráveis à inclusão digital de pessoas idosas da Universidade...
Projeto CoolabBici recebe inscrições para empréstimo de bicicletas até segunda-feira (18)
Com o intuito de fomentar a mobilidade urbana ativa, o projeto de extensão CoolabBici está com inscrições...
Projeto de extensão da UFPR busca membros para construir aeronave radiocontrolada
Equipe multidisciplinar Burning Goose Aerodesign seleciona estudantes de qualquer graduação da UFPR para...