Ciência e Tecnologia

PRPPG divulga editais internos para bolsas no primeiro semestre de 2019 pelo Capes PrInt; inscrições até 31/1

Superintendência de Comunicação Social     3 de janeiro de 2019 - 10h54

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) publicou os editais internos do primeiro semestre de 2019 para bolsas no Brasil e no exterior disponibilizadas pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da UFPR, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro (acesse os editais aqui).

Os editais foram divididos por área temática: Biociências e Saúde; Biodiversidade e Meio Ambiente; Democracia, Cultura, Desenvolvimento; Energias Renováveis e Novas Fontes de Energia; e Materiais Avançados. Em cada área, foram lançados diversas chamadas, de acordo com as prioridades definidas pelas comissões de seleção.

Pelo Capes PrInt, as oportunidades de bolsas no exterior contemplam doutorado sanduíche; professor visitante júnior e sênior; e capacitação em cursos de curta duração. Já as bolsas no Brasil abrangem o programa Jovem Talento com Experiência no Exterior (para jovens cientistas que moram no exterior e possuem relevante experiência acadêmico-científica internacional); e pós-doutorado.

A preferência é de que as bolsas possam ser implementadas no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o cronograma geral, os resultados preliminares devem ser divulgados até 11 de fevereiro. Após os períodos para pedidos de reconsideração e de interposição de recursos, a divulgação dos resultados finais deve ocorrer até o dia 1.º de março.

Mais informações sobre os editais estão disponíveis no site do Programa de Internacionalização da UFPR.

Sobre o Capes PrInt

Lançado em novembro de 2017, o Capes PrInt tem o objetivo de fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das universidades brasileiras. Os planos devem ser desenvolvidos em até quatro anos a partir de novembro de 2018.

Cerca de cem instituições se inscreveram e 36 foram selecionadas, entre as quais a UFPR. O PrInt da UFPR envolve 40 programas de pós-graduação que obtiveram notas acima de cinco na avaliação quadrienal da Capes, em torno de 16 projetos.

Entre os itens que o Capes PrInt permite subsidiar estão auxílios para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no Brasil e no exterior (incluindo Jovem Talento), doutorado sanduíche, programas de professor visitante, cursos de curta duração no exterior e pós-doutorados.

Mais notícias sobre o Capes PrInt podem ser lidas neste link.