Ensino e Educação

Provar 2018/19: edital de reopção de curso para alunos da UFPR é lançado com 477 vagas; inscrições até 28/9

Superintendência de Comunicação Social     11 de setembro de 2018 - 14h42

Voltado a alunos da UFPR que querem mudar de curso de graduação, o edital de reopção de curso do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) 2018 foi lançado nesta segunda-feira (10) pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). São oferecidas 477 vagas, das quais 311 em Curitiba. Há ainda 55 vagas para Jandaia do Sul, 44 para Matinhos, 51 para Palotina e 16 para Pontal do Paraná.

As inscrições deverão ser feitas através da página do Provar até as 16 horas de 28 de setembro. Não há taxa de inscrição.

Na modalidade reopção de curso, podem concorrer a uma vaga de graduação de curso afim somente alunos e alunas da UFPR, com registro regular — matrícula ativa ou trancada. Para isso, o estudante precisa comprovar que não ultrapassou metade da duração recomendada do curso, descontados períodos de trancamento. A contagem incluirá os semestres de 2018.

Para saber que cursos são considerados afins, é preciso consultar a tabela disponibilizada no edital. É vedada a participação de estudantes que já obtiveram vaga de graduação por meio de qualquer modalidade do Provar.

No processo anterior, as vagas mais concorridas foram do curso de Direito (30,50 candidatos/vaga) e de Letras Inglês ou Português com Inglês (16 candidatos/vaga). É importante ressaltar que a lista dos cursos que oferecem vagas pelo Provar pode mudar a cada ano.

Outras modalidades

Dos seis editais do Provar, já foram lançados três: de mudança de turno, habilitação ou campus, para alunos da UFPR; o de transferência externa, para alunos de outras instituições de ensino superior; e o de reopção de curso.

Faltam os de reintegração de ex-aluno; de complementação de estudos; e de aproveitamento de curso superior.

As datas previstas para cada edital podem ser consultadas aqui. Informações detalhadas sobre o processo seletivo de cada modalidade podem ser obtidas aqui.

Sobre o Provar

O Provar ocorre uma vez por ano: os editais são lançados no segundo semestre para que os selecionados comecem as aulas no primeiro semestre do ano seguinte.

O processo foi instituído em 2006. Atualmente é regido pela Resolução n.º 99, de 2009, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).