+ UFPR

Prorrogado até dia 12 o prazo para inscrição de projetos no Programa de Apoio à Inclusão

Superintendência de Comunicação Social     10 de julho de 2018 - 17h17

A UFPR prorrogou para a próxima quinta-feira, dia 12, o prazo final para inscrição de projetos de pesquisa e extensão no Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social (Pibis), da Fundação Araucária. Como o sistema que permite a emissão do histórico escolar atualizado está fora do ar, o documento poderá ser entregue posteriormente pelos responsáveis pelos projetos selecionados, junto com os termos de compromisso.

O Pibis destinará 131 bolsas para alunos que ingressaram na UFPR por cotas, por vagas suplementares para indígenas e pessoas com deficiência, integrantes de turmas do Pronera e do Procampo, ou oriundos de escolas públicas.

O programa vai apoiar projetos de pesquisa e de extensão que tratem de temas ligados a minorias e inclusão social, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou com altas habilidades, surdez, gênero, orientação sexual e movimentos LGBTI, relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros, migrantes, refugiados e apátridas.

A indicação dos estudantes (no máximo dois por projeto) será feita pelos orientadores, no momento da inscrição do projeto. Posteriormente, os alunos deverão apresentar a documentação exigida para efetivação da bolsa.

Além de incentivar a formação de pesquisadores nessas áreas, o programa pretende promover a integração de estudantes cotistas à cultura acadêmica e inseri-los em atividades científicas. Também é uma forma de contribuir para a  permanência desses alunos na universidade – tanto pelo envolvimento nos projetos quanto pelo apoio financeiro, por meio da Bolsa Inclusão Social. Cada bolsista receberá R$ 400 por mês, ao longo de um ano, e deverá dedicar 20 horas semanais ao projeto.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico e entregar a documentação exigida na Coordenação de Iniciação Científica, localizada no 1º andar  do Edifício Dom Pedro II (Campus Reitoria).

Todos os detalhes sobre documentação, critérios e outras informações estão disponíveis no edital do programa.