Ensino e Educação

Proposição de novos cursos para o Programa Universidade Aberta do Brasil pode ser feita até 2 de março

Superintendência de Comunicação Social     9 de fevereiro de 2018 - 12h51

Está aberto o prazo para proposição de novos cursos para o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) com vistas a posterior submissão em editais de articulação de cursos. São considerados como novos, os cursos nunca ofertados no âmbito da UAB pelas instituições públicas de ensino superior, contemplando bacharelado, primeira licenciatura, segunda licenciatura, tecnólogo, especialização ou complementação pedagógica. Na UFPR, o Programa UAB tem sua gestão realizada pela Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) / Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).

A solicitação de cadastro de novos cursos deve ser feita na CIPEAD, sendo que o prazo para submissão na UAB/CAPES é até o dia 2 de março. Outras informações pode sem obtidas na CIPEAD pelo telefone:(41) 3310-2657.

UAB

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de educação a distância em localidades estratégicas.