Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto Universidade na Escola, do Setor Litoral, recebe estudantes do município de Figueira

Superintendência de Comunicação Social     28 de novembro de 2018 - 18h06

O Colégio Estadual Anita Pacheco, de Figueira (PR), organizou uma visita ao Setor Litoral da UFPR, neta quarta-feira (28), para que estudantes do ensino médio possam conhecer a universidade pública federal. Participaram da atividade nove professores e 24 estudantes.

Para a diretora do colégio, Magali Ribeiro de Souza Sugiyama, os alunos tiveram acesso a informações muito importantes, ensinamentos que vão levar para toda vida. “A visita ampliou a visão de mundo deles. Conheceram pessoas que vieram de longe e que aqui estão e conseguem se manter para concluir os cursos”, declarou Magali.

O grupo do Colégio Estadual Anita Pacheco era formado por nove professores e 24 estudantes. Fotos: Secom/Setor Litoral

Para a estudante Giovana Gonçalves Vidal, do segundo ano, foi uma oportunidade de conhecer novas áreas de conhecimento. “A agroecologia me interessou muito e eu nunca tinha ouvido falar, vou pesquisa mais. Foi bom para eu ter noção de muitas coisas sobre a universidade”, explicou.

A programação foi conduzida pelo grupo de estudantes da UFPR que integram o Programa e Educação Tutorial (PET) Litoral Social, na ação Universidade na Escola.

O Pet Litoral Social é coordenado pelo professor Marcelo Chemin e composto por 13 estudantes (12 bolsistas e um voluntário), de quatro cursos: administração pública, gestão de turismo, gestão e empreendedorismo e serviço social. “A Universidade na Escola aproxima a comunidade com a universidade, proporciona a troca de conhecimentos entre estudantes de cursos de graduação, do ensino médio e professores da rede pública de ensino. Além de contribuir para o desenvolvimento intelectual da região, fomentando a busca pelo conhecimento e direito de acesso à universidade para todos”, explica Chemim.

Estudantes do PET Litoral Social apresentaram o setor aos visitantes.

O projeto teve origem com uma pesquisa realizada entre os 2013 a 2015, entre estudantes de colégios públicos do litoral do Paraná, que apontou que os jovens pretendem continuar seus estudos e ingressar em um curso superior, porém, desconhecem sobre as Instituições de Ensino Superior e cursos ofertados no litoral do Paraná.

A atividade Universidade na Escola acontece desde 2016, quando abrangeu 11 escolas, de quatro municípios e 721 estudantes. Em 2017, foram visitadas 13 escolas, em seis municípios, contemplando 994 estudantes. Neste ano foram visitados 28 colégios, dos sete municípios do litoral paranaense, contemplando 1.623 estudantes.

Essa última edição também foi a primeira a conseguir levar a Universidade na Escola para as regiões mais afastadas do litoral, como a Ilha Rasa em Guaraqueçaba e a Ilha do Mel em Paranaguá.A atividade permanecerá no planejamento do grupo PET, tendo garantida a sua quarta edição em 2019


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR