Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto resgata memória de cursos da UFPR em eventos

Rodas de conversa, palestras, concurso fotográfico, mesa redonda e workshop trazem a memória dos cursos de Direito, Ciências Biológicas, Geografia e Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O primeiro evento abordou a participação da mulher no curso de Direito e os próximos três tratarão sobre agroecologia, crise política no Brasil e migrações, e escrita criativa nos dias 24 e 26 de outubro e 7 de novembro, respectivamente (veja detalhes sobre os eventos abaixo).

Os eventos são organizados por estudantes de Relações Públicas da Universidade e a proposta faz parte da disciplina de Projeto Interdisciplinar, que tem apoiado a Agência Escola de Comunicação Pública de Divulgação Científica e Cultural da UFPR.

As pesquisadoras Letícia Kreuz, Taysa Schiocchet e Mariel Muraro contaram suas experiências no evento que abordou a participação da mulher no curso de Direito. Fotos: Alessandra Festa
As pesquisadoras Letícia Kreuz, Taysa Schiocchet e Mariel Muraro contaram suas experiências na palestra que abordou a participação da mulher no curso de Direito da UFPR. Fotos: Alessandra Festa/Divulgação

“Ao recuperar a memória dos cursos, pretendemos mostrar que a universidade sempre esteve ao lado da sociedade”, afirma a professora Claudia Quadros, responsável pelo Projeto Interdisciplinar II. Segundo ela, foram os alunos que escolheram os cursos, procurando refletir sobre o processo de escolha, buscaram integração com estudantes de outras áreas do conhecimento e, principalmente, procuraram mostrar para a sociedade a importância da universidade pública no dia a dia das pessoas.

Para a estudante de Relações Públicas Hillary Rodrigues, a experiência é de imersão e aprendizagem, com outra visão a respeito dos cursos da UFPR. “O projeto nos coloca em contato direto com a Universidade e sua história. A organização dos eventos e o estudo de memória surgem como um novo desafio que acrescenta na formação dos alunos”, diz.

A participação da mulher no curso de Direito UFPR. Foto Alessandra Festa
Primeiro evento do projeto resgatou a memória do curso de Direito da UFPR – outros três serão realizados em outubro e novembro

No evento que valorizou a participação da mulher no curso de Direito da UFPR, as pesquisadoras Mariel Muraro, Letícia Kreuz e Taysa Schiocchet contaram suas experiências. Para Letícia Kreuz, professora e doutoranda em Direito do Estado pela UFPR, o evento foi um espaço democrático e aberto, com um diálogo proveitoso também com outros cursos. “Foi importante ressaltar o quanto a mulher está entrando nos cargos também de tomada de decisão, dar voz às mulheres e falar sobre o processo de construção do espaço da mulher no curso de Direito”, disse. Os estudantes de Relações Públicas responsáveis pela organização do evento foram por Alessandra Festa, Beatriz Schefer, Geovana Custódio, Hillary Rodrigues, Jeferson Vieira, Laura Mello e Maria Paula Berlim.

Sobre o projeto interdisciplinar e a Agência Escola

O projeto interdisciplinar faz parte da nova matriz curricular do curso de Relações Públicas da UFPR. Oferecida do primeiro ao sexto períodos, as disciplinas de projeto interdisciplinar buscam planejar ações de extensão para a comunidade interna e externa da UFPR. Três disciplinas do curso estão envolvidas: Teorias das Relações Públicas, Projeto Agência I – organização de eventos e Fundamentos de Produção Audiovisual, ministradas pelo professor Elson Faxina e pelas professoras Denise Stacheski e Claudia Quadros.

De acordo com a professora Claudia Quadros, um projeto interdisciplinar que pretende valorizar a memória da UFPR foi planejado para que os estudantes pudessem refletir sobre todos os conteúdos aprendidos nas disciplinas envolvidas em ações que coloquem em evidência a dedicação da universidade com a sociedade. Outros cursos devem ter a memória resgatada nos próximos semestres.

A Agência Escola de Comunicação Pública tem a coordenação de Kelly Prudencio, professora do Departamento de Comunicação da UFPR. O objetivo geral da Agência Escola é integrar os espaços de formação, experimentação e inovação tecnológica em comunicação para promover o desenvolvimento, tecnológico e cultural da UFPR e sua inserção na sociedade.

Saiba mais sobre os próximos eventos

Evento resgata a memória do curso de Ciências Biológicas
Clique na imagem e saiba mais sobre o evento no Facebook

Papo ResponsáBio
Data: 24 de outubro, quarta-feira
Horário: 15h
Local: Gramado em frente ao Prédio de Ciências Biológicas. Se chover: Sala 3, da Farmacologia – Prédio de Ciências Biológicas.
Endereço: Centro Politécnico – Avenida Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas.
Resumo: A memória do curso de Ciências Biológicas da UFPR será resgatada em uma roda de conversa com ex-alunos, contando um pouco sobre suas trajetórias pela UFPR e no mercado de trabalho. A roda de conversa contará também com alunos das Ciências Biológicas e Agronomia, que falarão sobre agroecologia e resgatarão a memória do Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica (GEAE) e do Coletivo de Agroecologia Cataia.
Alunos responsáveis: Anna Vosch, Ana Luiza Thomazini, Letícia Proença, Gabrielle Romão, Gustavo Bondavali e Christine Sozzi.

 

Geopoliticando. Evento resgata memória do curso de Geografia da UFPR
Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o evento no Facebook

Geopoliticando
Data: 26 de outubro, sexta-feira
Horário: 18h
Local: Anfiteatro superior de Engenharia Química – Campus Politécnico.
Endereço: Avenida Cel. Francisco dos Santos, 210, Jardim das Américas.
Resumo: O curso de Geografia da UFPR tem 80 anos. Além de palestras importantes sobre crise política no Brasil e Migrações, os alunos responsáveis pela organização deste evento promovem o concurso fotográfico “Olhar geográfico” para resgatar a memória do curso. Inscrições para o concurso fotográfico podem ser feitas até dia 19 de outubro.
Alunos responsáveis: Amanda Oliveira, Bruno Branco, Dayane Garcia, Leticia Barbosa, Marina Alencar e Rafaela Thomé.

Nas entrelinhas de Letras
Data: 7 de novembro, quarta-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Sala 1100, Prédio Dom Pedro I, Reitoria.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1299, Centro.
Resumo: Professores e estudantes se reúnem com ex-alunos para uma mesa redonda para resgatar a memória do curso de Letras. Os alunos também participarão de várias atividades, como o workshop de escrita criativa ministrado pelo jornalista e professor da UFPR José Carlos Fernandes.
Alunos responsáveis: Barbara Eloy, John Alves, Gabriela Franco, Emanuele Valério, Maria Eduarda Ubaldo, Pollyana Foresti e Gabriela Gnoatto.

Por Chirlei Kohls
Parceria Sucom e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...