Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Fazenda na Escola oferece educação ambiental para professores e alunos da rede pública

 

Professores em aula sobre sementes (fotos Silvano Kruchelski)

Levar o conhecimento sobre terra, plantas e animais para dentro da sala de aula, de forma prática, é o objetivo do projeto “Fazenda na Escola”,  que está começando na Universidade Federal do Paraná. Fruto do trabalho do mestrando Silvano Kruchelski, o projeto de educação ambiental terá duas fases. A primeira será o treinamento de professores da rede pública de ensino e a segunda, a visita dos estudantes à Fazenda do Cangüiri, fica na região de Pinhais e pertence à UFPR.

Dando início ao projeto,  27 docentes de escolas municipais de Curitiba estão frequentando a UFPR para cursos rápidos sobre fisiologia vegetal e fotossíntese, identificação e cultivo de plantas medicinais, agricultura sustentável, morfologia de sementes,  interferência e importância de animais e árvores no ambiente produtivo, produção de hortaliças, hortas e adubação, entre vários outros temas. A ideia é oferecer formação continuada aos professores sobre aspectos básicos do conhecimento sobre a produção de alimentos com sustentabilidade, e sua relação com a vida urbana, possibilitando ao docente levar o conteúdo aprendido para a realidade do ambiente escolar.

Aula na Fazenda do Canguiri (foto Silvano Kruchelski)

A segunda fase, prevista para começar em maio, será com crianças de 8 a 11 anos de 17 escolas de Curitiba selecionadas para participar do projeto. Elas serão levadas para visitas pedagógicas à Fazenda do Canguiri. Com isso, o objetivo é aproximar a criança do meio rural produtivo, para que ela tenha contato com os processos primários de produção de alimentos. Os estudantes poderão observar a criação de animais (ovelhas, gado, aves), agricultura orgânica, integração entre lavoura-pecuária e floresta, os tratores e funcionários trabalhando. Estão previstas 34 visitas, com 30 a 40 crianças por viagem.

Ao final do projeto, que deve terminar em setembro, Silvano Kruchelski irá analisar os resultados. O material deverá ser utilizado em sua dissertação em Produção Vegetal na UFPR, que tem como tema “Avaliação do Impacto Educacional em Professores e Alunos do Ensino Fundamental Através do Projeto Fazenda na Escola”.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...