Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto EnvelheSendo garante saúde e lazer a idosos

A UFPR está se destacando na oferta de programas de extensão voltados aos idosos. Além do Universidade Aberta da Maturidade (UAM), que tem um leque variado de atividades educativas e culturais destinadas a este público, a Universidade mantém  desde setembro do ano passado – mais um projeto de extensão focado nos idosos: o EnvelheSendo.

Promovido pelo Departamento de Educação Física, no Campus Jardim Botânico (Rua Coração de Maria, 92), em Curitiba, o projeto oferece neste semestre aos seus alunos um programa de danças e atividades rítmicas. Os participantes têm idade entre 60 e 79 anos. Gratuitas, as aulas começaram no último dia 7 e acontecem às terças e quintas-feiras, das 15h30 às 16h30. Os professores são acadêmicos do curso, uma bolsista e um aluno de Educação Física formado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) com experiência em dança.

A coordenadora do projeto, professora Lucélia Borges, explica a importância do EnvelheSendo. “Queremos contribuir para o envelhecimento saudável dos idosos”, diz. Lucélia esclarece que a atividade desenvolvida neste semestre difere da dança contemporânea. “Não é uma dança com técnica e movimentos bem definidos. Pensamos na ideia de resignificar estas práticas, desenvolvidas especialmente para eles. Queremos que o idoso perceba o envelhecimento que acontece com seu corpo por meio da música”.

Saúde e diversão

Para a aposentada Marieta Paulin Scariante, que foi aluna do Universidade Aberta da Maturidade, a dança está sendo muito útil. “A dança traz uma leveza ao corpo. Na idade em que estamos, isso é muito importante”, avalia Marieta, que iniciou a atividade em setembro do ano passado. A pensionista Lia Adeodato, também ex-aluna do UAM,  diz que está se divertindo com o projeto. “De outra forma, eu não faria dança. E quem não gosta de dançar, não é mesmo?”

Os interessados em participar do projeto podem se inscrever pelo telefone 41-3360-4325 ou pelo e-mail projetoenvelhesendo@gmail.com. Basta apresentar um atestado médico comprovando sua capacidade de desenvolver as atividades. O EnvelheSendo tem ainda uma página no Facebook, que pode ser acessada neste link.

 

 

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...