Extensão e Cultura

Projeto de extensão do curso de Nutrição promove evento para valorizar comida brasileira

Superintendência de Comunicação Social     13 de abril de 2018 - 16h59

A comida brasileira será a estrela de um evento que o projeto de extensão A Comida é Nossa, do curso de Nutrição da UFPR, promoverá nos dias 26 e 27 de abril. A programação começa com um workshop e, no segundo dia, acontece o “1º Concurso de Comida Brasileira: nossa cultura em pratos”. O objetivo é valorizar a comida brasileira e incentivar o consumo de produtos regionais, mais naturais e menos industrializados.

O workshop, no dia 26 às 14 horas, será ministrado por dois chefes de cozinha do restaurante Officina Restô Bar, Vitor Verona e Felipe Machoski. Eles irão ensinar aos participantes uma receita de baião de dois, comida típica do nordeste, contando um pouco da história do prato. Haverá certificação de participação.
Das 15 vagas disponíveis, 11 já estão ocupadas. As outras quatro vagas serão sorteadas pelo Facebook e Instagram do projeto, onde integrantes da comunidade acadêmica podem se inscrever.

No dia 27, às 8h30, acontece no Laboratório de Técnica Dietética, no campus Botânico, o concurso de comidas regionais brasileiras. Quatro alunos do curso de Nutrição deverão cozinhar uma comida típica brasileira, que será avaliada por uma banca. Haverá prêmios para o primeiro e o segundo lugar.
De acordo com Angélica Aparecida Maurício, professora no curso de Nutrição e colaboradora na organização do evento, a competição “vai acontecer no estilo MasterCheff”. A banca avaliadora será composta por professores, chefes de cozinha e nutricionistas. O prato será avaliado pelo sabor, textura, temperatura e tempero.

O projeto

Coordenado pela professora Angélica, A Comida é Nossa iniciou suas atividades em 2013 e busca valorizar a comida nacional. Além disso, o projeto promove eventos e publica artigos voltados para a redução dos casos de obesidade, a partir da divulgação de hábitos alimentares mais saudáveis, sempre relacionados a pratos regionais brasileiros.

Para a professora Angélica, além de utilizar ingredientes de fácil acesso e muitas vezes com custo mais acessível, a comida brasileira promove um resgate do aspecto afetivo do ato de comer. “Muitas vezes o ato de comer está ligado a uma comemoração, uma reunião de família, e nesses casos isso resgata momentos prazerosos”, conta. Ela lembra que a recuperação de receitas de família que passam de geração em geração também alimenta a memória afetiva: “O alimento não serve apenas para saciar a fome, mas também para alimentar a alma”.

Pedro Macedo, com supervisão de Lorena Klenk