Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão do curso de Nutrição promove workshop sobre comida brasileira

A comida brasileira será a estrela de um workshop o projeto de extensão A Comida é Nossa, do curso de Nutrição da UFPR, promoverá no dia 26 de abril. O objetivo é valorizar a culinária nacional e incentivar o consumo de produtos regionais, mais naturais e menos industrializados.

O workshop, que começa às 14 horas, será ministrado por dois chefes de cozinha do restaurante Officina Restô Bar, Vitor Verona e Felipe Machoski. Eles irão ensinar aos participantes uma receita de baião de dois, comida típica do nordeste, contando um pouco da história do prato. Haverá certificação de participação.

Das 15 vagas disponíveis, 11 já estão ocupadas. As outras quatro vagas serão sorteadas pelo Facebook e Instagram do projeto, onde integrantes da comunidade acadêmica podem se inscrever.

O projeto

Coordenado pela professora Angélica Aparecida Maurício, o proheto A Comida é Nossa iniciou suas atividades em 2013 e busca valorizar a comida nacional. Além disso, o projeto promove eventos e publica artigos voltados para a redução dos casos de obesidade, a partir da divulgação de hábitos alimentares mais saudáveis, sempre relacionados a pratos regionais brasileiros.

Para a professora Angélica, além de utilizar ingredientes de fácil acesso e muitas vezes com custo mais acessível, a comida brasileira promove um resgate do aspecto afetivo do ato de comer. “Muitas vezes o ato de comer está ligado a uma comemoração, uma reunião de família, e nesses casos isso resgata momentos prazerosos”, conta. Ela lembra que a recuperação de receitas de família que passam de geração em geração também alimenta a memória afetiva: “O alimento não serve apenas para saciar a fome, mas também para alimentar a alma”.

Pedro Macedo, com supervisão de Lorena Klenk

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...