Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto de extensão busca voluntários para auxiliar na orientação da prevenção das drogas em comunidades escolares

Jéssica Tokarski     15 de maio de 2018 - 12h44

O projeto de extensão “A Escola na Prevenção ao Uso de Drogas na Perspectiva da Redução de Riscos”, desenvolvido pelo Departamento de Teoria Prática do Ensino, contribui no desenvolvimento de programas escolares de prevenção ao uso de drogas. Dirigido a comunidades escolares, propõe ações como grupos de estudo, rodas de conversa, produção de materiais didáticos e pesquisas sobre a problemática das drogas. O projeto tem grande demanda por parte de escolas e, por isso, precisa da participação de alunos voluntários dos cursos de Licenciatura em todas as áreas e setores afins ao tema como Terapia Ocupacional, Psicologia, Direito, Medicina e Serviço Social.

Considerando o potencial para o consumo crescente de drogas lícitas e ilícitas e a vulnerabilidade estudantil, o desenvolvimento de programas escolares na prevenção ao uso de tem fundamental importância. O campo da educação possibilita minimizar a problemática das drogas a partir de ações contínuas previstas em programas efetivos de prevenção ao uso de drogas. A ação envolve alunos e professores da Universidade Federal do Paraná atuando nas escolas parceiras.

A iniciativa surgiu no transcurso de atividades de estágio supervisionado vinculadas à disciplina Prática de Ensino no Universo Comunitário e desenvolvidas num Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBEJA) localizado na região central de Curitiba.

Durante aula, ministrada por uma aluna do curso de Licenciatura em Enfermagem, sobre as consequências do uso de drogas sob o ponto de vista da saúde da pessoa, observou-se o interesse, a participação e a riqueza dos depoimentos de alunos do CEEBEJA sobre problemas associados ao uso de drogas, fato que confirma a necessidade de assegurar espaços que oportunizem o diálogo, a tomada de consciência e a construção de conhecimento em torno do tema.

Por isso, o projeto visa buscar escolas interessadas em desenvolver programas de prevenção ao uso de drogas na perspectiva da redução de riscos, de forma contínua, dirigidos à valorização da vida e à promoção da educação e da saúde, mediante a capacitação de professores e a formação integral dos educandos. O projeto é realizado em colégios e Centros de Educação Básica para Jovens e Adultos da rede estadual de educação do Paraná localizados em Curitiba e Região Metropolitana que tenham interesse no desenvolvimento de programas escolares de prevenção ao uso de drogas.

A iniciativa desenvolve atividades diretamente relacionadas com a prevenção, a redução de danos sociais e à saúde e a realização de estudos, pesquisa e avaliações sobre drogas. Assim, a abrange o impacto e a transformação, visto que a capacitação inicial e continuada de professores e a progressiva ação entre alunos das instituições parceiras possibilita o exercício da construção coletiva, da participação social e da atuação de todos como multiplicadores, promovendo novas ações de prevenção ao uso de drogas na perspectiva da redução de riscos.

As atividades previstas envolvem o diálogo entre alunos e professores da UFPR com os alunos e professores das escolas parceiras e demais pessoas ou familiares interessados. Além destes, aspectos como indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade, interprofissionalidade e intersetorialidade; e o impacto na formação dos estudantes estão presentes no projeto.

Foto: Samira Chami Neves

Participação voluntária

Os interessados em se voluntariar devem ser estudantes de graduação da UFPR de áreas afins ao tema do projeto e podem se candidatar ao posto enviando nome completo, número do GRR, e-mail pessoal, número do telefone e cópia do histórico escolar ou comprovante de matrícula com carta de intenção para o e-mail da professora Dulce Dirclair Huf Bais, responsável pela prática, (dirclair@ibest.com.br).

Os voluntários participarão das reuniões de planejamento das ações a serem desenvolvidas nas escolas e na UFPR, grupos de estudo com professores, rodas de conversa com alunos e pais, eventos e produção de materiais didáticos e pesquisas. A participação dos alunos prevê a certificação para currículo e pontuação em atividades formativas.

“Ao integrar este projeto, o bolsista voluntário terá a oportunidade de colaborar na construção de programas de prevenção seletiva ao uso de drogas dirigido a comunidades escolares, considerando o grau de risco e vulnerabilidade dos adolescentes e jovens ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, explica Dulce.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR