Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da UFPR proporciona acesso a documentos e informações sobre a Reforma Luterana

Em celebração aos 500 anos da Reforma Luterana, a iniciativa dokumente.ufpr.br e o projeto dbp digital – ambos com participação da Universidade Federal do Paraná – em parceria com o Instituto Histórico IELB de Porto Alegre, proporcionam acesso a documentos e informações sobre as comemorações que aconteceram no Brasil em 1917, por ocasião dos 400 anos da Reforma.

A iniciativa dokumente.br ocupa-se de acervos brasileiros em língua alemã que até o presente não foram suficientemente pesquisados. Tal material, que se encontra em museus, bibliotecas, arquivos e coleções particulares, tem grande relevância histórico-cultural e literária, mas seu potencial como objeto ou fonte de pesquisas permanece ainda quase inexplorado. A iniciativa oferece, dessa forma, uma importante contribuição a estudos no âmbito da Germanística realizados em países não germanófonos.

O projeto dbp digital (Imprensa de Língua Alemã no Brasil) é parte desta iniciativa e visa descobrir, preservar, digitalizar e disponibilizar publicações em língua alemã no Brasil. A equipe do projeto é formada por membros científicos, administrativos, servidores técnicos e alunos de mestrado e graduação da UFPR. Os integrantes trabalham sob um eixo interdisciplinar que congrega as áreas de Letras, Informática, Gestão da Informação / Biblioteconomia, Processamento de Imagens e Design.

O material pode ser acessado por meio deste link. Na Hemeroteca Digital de Periódicos, encontram-se cinco edições especiais do Evangelisch-Lutherisches Kirchenblatt für Süd-Amerika.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...