Ciência e Tecnologia

Projeto da UFPR está em fase avançada em torneio de tecnologia de Harvard e MIT

Superintendência de Comunicação Social     9 de janeiro de 2019 - 10h31

A startup Instok – desenvolvida por estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, e Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – está em etapas avançadas da HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT de projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do País como saúde, educação e meio ambiente.

Para ser classificada para a fase atual, a startup foi aprovada em duas etapas anteriores. Na primeira fase, os alunos produziram um memorial descritivo acerca do problema que se propõem a resolver, no qual demonstraram a viabilidade da proposta. Em seguida, elaboraram um vídeo sobre o projeto. Na etapa atual, os estudantes estão recebendo treinamento e mentoria por parte de executivos, investidores ou alunos da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A Instok atua no segmento do varejo com a proposta de conectar produtos parados em estoque a pessoas, por meio de uma plataforma online, de maneira a reativar o potencial econômico dessas mercadorias enquanto garante qualidade ao comprador. A proposta apresenta, ainda, apelo à economia circular e à sustentabilidade, já que esses produtos são reinseridos no mercado com o auxílio da tecnologia, em vez de serem descartados.

Organizada por alunos brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT, a competição faz parte de uma conferência que acontece anualmente em Boston, Estados Unidos. O evento reúne grandes nomes do País em dois dias de conferência para discutir e apresentar painéis sobre os atuais desafios do Brasil.

A a HackBrazil teve o total de 400 equipes inscritas. De aproximadamente 40 equipes selecionadas, cinco serão finalistas e apresentarão seus projetos para uma banca de jurados na Brazil Conference at Harvard & MIT. O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 75 mil para investir no desenvolvimento da ideia, e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.