Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Projeto da UFPR está em fase avançada em torneio de tecnologia de Harvard e MIT

Superintendência de Comunicação Social     9 de janeiro de 2019 - 10h31

A startup Instok – desenvolvida por estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, e Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – está em etapas avançadas da HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT de projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do País como saúde, educação e meio ambiente.

Para ser classificada para a fase atual, a startup foi aprovada em duas etapas anteriores. Na primeira fase, os alunos produziram um memorial descritivo acerca do problema que se propõem a resolver, no qual demonstraram a viabilidade da proposta. Em seguida, elaboraram um vídeo sobre o projeto. Na etapa atual, os estudantes estão recebendo treinamento e mentoria por parte de executivos, investidores ou alunos da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A Instok atua no segmento do varejo com a proposta de conectar produtos parados em estoque a pessoas, por meio de uma plataforma online, de maneira a reativar o potencial econômico dessas mercadorias enquanto garante qualidade ao comprador. A proposta apresenta, ainda, apelo à economia circular e à sustentabilidade, já que esses produtos são reinseridos no mercado com o auxílio da tecnologia, em vez de serem descartados.

Organizada por alunos brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT, a competição faz parte de uma conferência que acontece anualmente em Boston, Estados Unidos. O evento reúne grandes nomes do País em dois dias de conferência para discutir e apresentar painéis sobre os atuais desafios do Brasil.

A a HackBrazil teve o total de 400 equipes inscritas. De aproximadamente 40 equipes selecionadas, cinco serão finalistas e apresentarão seus projetos para uma banca de jurados na Brazil Conference at Harvard & MIT. O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 75 mil para investir no desenvolvimento da ideia, e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR