Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da UFPR está em fase avançada em torneio de tecnologia de Harvard e MIT

A startup Instok – desenvolvida por estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, e Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – está em etapas avançadas da HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT de projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do País como saúde, educação e meio ambiente.

Para ser classificada para a fase atual, a startup foi aprovada em duas etapas anteriores. Na primeira fase, os alunos produziram um memorial descritivo acerca do problema que se propõem a resolver, no qual demonstraram a viabilidade da proposta. Em seguida, elaboraram um vídeo sobre o projeto. Na etapa atual, os estudantes estão recebendo treinamento e mentoria por parte de executivos, investidores ou alunos da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A Instok atua no segmento do varejo com a proposta de conectar produtos parados em estoque a pessoas, por meio de uma plataforma online, de maneira a reativar o potencial econômico dessas mercadorias enquanto garante qualidade ao comprador. A proposta apresenta, ainda, apelo à economia circular e à sustentabilidade, já que esses produtos são reinseridos no mercado com o auxílio da tecnologia, em vez de serem descartados.

Organizada por alunos brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT, a competição faz parte de uma conferência que acontece anualmente em Boston, Estados Unidos. O evento reúne grandes nomes do País em dois dias de conferência para discutir e apresentar painéis sobre os atuais desafios do Brasil.

A a HackBrazil teve o total de 400 equipes inscritas. De aproximadamente 40 equipes selecionadas, cinco serão finalistas e apresentarão seus projetos para uma banca de jurados na Brazil Conference at Harvard & MIT. O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 75 mil para investir no desenvolvimento da ideia, e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...