Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da UFPR é selecionado para torneio de tecnologia de Harvard e MIT

A startup NextCam, desenvolvida por estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi selecionada para entrar em fase avançada na HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT de projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do país como saúde, educação e meio ambiente.

A terceira edição do torneio terá final em abril de 2019, nos Estados Unidos, e na etapa atual, as equipes selecionadas estão recebendo treinamento e mentoria de investidores, empresários e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard. NextCam foi um dos selecionados para o edital de incentivo ao empreendedorismo do Academic Working Capital (AWC), iniciativa do Instituto TIM que transforma trabalhos de conclusão de curso de graduação em startups de base tecnológica.

O projeto dos estudantes da UFPR observou que o setor da construção civil apresenta alguns problemas relacionados à segurança do trabalho e, então, desenvolveu uma tecnologia que tem como base a inteligência artificial, utilizada para identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.

De aproximadamente 40 equipes, cinco serão finalistas e apresentarão seus projetos para uma banca de jurados na Brazil Conference at Harvard & MIT. O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 75 mil para investir no desenvolvimento da ideia, e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...