Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto ajuda pais a ocuparem melhor o tempo em sala de espera do HC

Qualquer um que já esteve em uma sala de espera de um hospital sabe da ansiedade que o ambiente pode gerar. Desde 2012, voluntários do projeto ‘Ocupando o tempo’ ajudam a diminuir esse desconforto nos ambulatórios do Centro de Neuropediatria (Cenep) do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR.

A iniciativa é voltada para os pais de pacientes do Cenep e, além de otimizar a espera, promove a conscientização em relação a aspectos pricopedagógicos. “Muitos pais transferem a função paterna e materna para os profissionais do hospital e mantêm-se ausentes nos momentos em família”, diz a psicopedagoga Jacqueline Andréa Glaser, coordenadora do projeto.

Por meio de atividades que envolvem dramatizações, dinâmicas de grupo ou rodas de conversa estimuladas pelos voluntários, os pais aprendem a atuar de forma mais consciente na criação dos filhos ao mesmo tempo em que veem o tempo passar com menos ansiedade na sala de espera do ambulatório.

Voluntários

Os bons resultados, observados desde o primeiro semestre de execução, mantêm em andamento o projeto, que neste momento recruta estudantes para participar como voluntários nos próximos cinco meses. Podem se inscrever alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social a partir do 2º ano.

O contato pode ser feito por e-mail pelo endereço jacque.glaser@gmail.com. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas neste link.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...