+ UFPR

Programação do Outubro Rosa do HC tem exposição, caminhada e palestra

Superintendência de Comunicação Social     11 de outubro de 2018 - 15h50

Uma caminhada, uma palestra e uma exposição fazem parte da programação organizada pelo Complexo Hospital de Clínicas, em parceria com a Associação dos Amigos do HC, para marcar o Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero.

A programação começa na próxima segunda-feira, dia 15, com a abertura da exposição “Além das Barras”, que fica até o dia 31 de outubro no hall da direção do HC. Trata-se de um ensaio fotográfico com imagens de 10 mulheres que venceram o câncer de mama ou têm história profissional ligada à doença.

A mostra faz parte de um projeto de arrecadação de doações para o Centro de Diagnóstico de Câncer de Mama do HC. Cada fotografia está associada a um código de barras (daí o título da exposição), que corresponde a um boleto, com valores variados, à escolha de quem desejar fazer uma doação.

“Boletos não contam histórias. Eles não aproximam quem doa de quem recebe ajuda. Por isso, o projeto Além das Barras transformou os boletos de doação do HC em relatos de quem venceu o câncer de mama”, explica o texto de apresentação do projeto.

Palestra

No dia 23 de outubro, às 10 horas, a jornalista Vanusa Vicelli faz uma palestra com o título “O dia em que virei estatística”. Vanusa teve câncer de mama e durante o tratamento decidiu criar um blog para apoiar outras mulheres na luta contra a doença. O blog “Laços do peito” publica histórias, experiências e desabafos e, segundo Vanusa, recebe em média 70 acessos diários.

A palestra acontecerá na sala 1 do anexo B do Hospital de Clínicas. A entrada é gratuita.

Caminhada

Para fechar a programação, no dia de outubro acontece a Caminhada Outubro Rosa. A concentração começa às 9 horas, na Praça Santos Andrade, de onde os participantes seguem até o Hospital de Clínicas da UFPR.

Os organizadores pedem que os participantes vão vestidos de rosa ou branco.