+ UFPR

Programa Integridade vai reforçar transparência e ações anticorrupção na UFPR

Superintendência de Comunicação Social     15 de agosto de 2018 - 8h27

A UFPR, com o apoio da Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), está implantando o Programa de Integridade, que tem como objetivo adotar medidas e ações institucionais destinadas a prevenir, detectar, remediar e punir fraudes e atos de corrupção. O programa atende ao Decreto nº 9.203/2017 e à Portaria nº 1.089/2018 que estabelecem procedimentos para estruturação, execução e monitoramento de programas de integridade em órgãos e entidades do Governo Federal.

O projeto visa mitigar situações de riscos de integridade para a universidade, seus servidores e seus colaboradores, por meio do reforço da cultura ética, transparência ativa e acesso à informação, demonstrando o comprometimento da gestão da instituição com a sociedade.

Entre as ações que fazem parte do Programa Integridade estão campanhas de conscientização da comunidade e cursos específicos para os “agentes de governança” indicados pelas unidades da Instituição.

Aldemir Junglos, coordenador de Governança e responsável pelo programa, explica que ele reforça um antigo compromisso da universidade com a transparência da gestão pública: “A UFPR, por meio dessa e de outras ações, está trabalhando para otimizar a governança, a gestão de riscos e o cumprimento das normas do serviço público”.

De acordo com Junglos, o programa será implantado em fases, com acompanhamento dos órgão reguladores. “Recentemente entregamos procedimentos e práticas que auxiliam a UFPR a fiscalizar possíveis condições de nepotismo, por exemplo. Agora estamos trabalhando no mapeamento de fluxos internos para análise de consultas sobre conflitos de interesse, o que diz respeito ao confronto entre interesses públicos e privados que possam comprometer o interesse coletivo ou influenciar de maneira imprópria o desempenho da função pública, e na identificação de canais que nos auxiliem a receber denúncias”, informa.

A Coordenadoria de Governança e Riscos

No setor público, governança compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Com base nesses mecanismos, o trabalho da unidade de governança tem como objetivo de melhorar a agilidade, a eficiência e a inovação administrativa, além de promover transparência, modernizar e desburocratizar os atos administrativos.

A Coordenadoria de Governança e Riscos da UFPR foi aprovada pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) no dia 28 de fevereiro deste ano e atende a Instrução Normativa Conjunta de 2016 do Ministério do Planejamento e CGU que busca fixar parâmetros e critérios para melhorias na gestão pública, visando ampliar a capacidade de atendimento ao cidadão e a eficácia dentro das esferas administrativas federais.

As atribuições da CGR incluem assessoria em governança institucional, análise e consultoria em processos de trabalho; assessoria em indicadores de desempenho; gestão de custos; gestão de riscos estratégicos; gestão do Sistema Eletrônico de Informação (SEI); e manutenção do organograma da UFPR, entre outras.

Para a implantação do Programa integridade na UFPR a equipe da CGR participou de cursos em Brasília, ofertados pela CGU. Essas capacitações estão esclarecendo conceitos, estabelecendo parâmetros e orientando as instituições na organização e elaboração dos seus fluxos internos, de acordo com os assuntos abordados.

A CGR está sediada na Proplan. Solicitações podem ser abertas no Sistema Oráculo: Serviços CGR. Contato: 3360-5083 ou cgr@ufpr.br.

Para conhecer a CGR e sua carta de serviços, visite o site cgr.ufpr.br.