Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Abertas inscrições de projetos de pesquisa e extensão para o Programa de Apoio à Inclusão

Professores e pesquisadores da UFPR têm prazo até 10 de julho para inscrever projetos de pesquisa e extensão no Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social (Pibis), da Fundação Araucária. O programa destinará 131 bolsas para alunos que ingressaram na UFPR por cotas, por vagas suplementares para indígenas e pessoas com deficiência, integrantes de turmas do Pronera e do Procampo, ou oriundos de escolas públicas.

O programa vai apoiar projetos de pesquisa e de extensão que tratem de temas ligados a minorias e inclusão social, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou com altas habilidades, surdez, gênero, orientação sexual e movimentos LGBTI, relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros, migrantes, refugiados e apátridas.

A indicação dos estudantes (no máximo dois por projeto) será feita pelos orientadores, no momento da inscrição do projeto. Posteriormente, os alunos deverão apresentar a documentação exigida para efetivação da bolsa.

Na UFPR, os projetos serão alocados no âmbito do Programa de Ações Afirmativas em Extensão e Pesquisa. A iniciativa envolve a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Cultura, além dos núcleos de Educação, Indígena, de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais e de Estudos de Gênero.

Além de incentivar a formação de pesquisadores nas áreas abrangidas, o programa pretende promover a integração de estudantes cotistas à cultura acadêmica e inseri-los em atividades científicas. Também é uma forma de contribuir para a permanência desses alunos na universidade – tanto pelo envolvimento nos projetos quanto pelo apoio financeiro, por meio da Bolsa Inclusão Social. Cada bolsista receberá R$ 400 por mês, ao longo de um ano, e deverá dedicar 20 horas semanais ao projeto.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico e entregar a documentação exigida na Coordenação de Iniciação Científica, localizada no 1º andar do Edifício Dom Pedro II (Campus Reitoria).

Todos os detalhes sobre documentação, critérios e outras informações estão disponíveis no edital do programa.

 

 

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...