Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa de Pós em Gestão da Informação promove Seminário de Integração e Dicas Instrumentais de Pesquisa em março

O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) promoverá o 1º Seminário de Integração e Dicas Instrumentais de Pesquisa (SIDIP 2019) nos dias 11, 13, 18 e 21 de março no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. O evento, aberto a alunos de graduação, de pós-graduação e a outros interessados, visa promover a integração entre os estudantes e capacitá-los para suas atividades de pesquisa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui – até o dia 10 para as oficinas de 11 de março e as demais até o dia anterior.

“A gente nota que o aluno quando vem fazer o mestrado, ele normalmente chega sem saber o que é a Plataforma Lattes, quais são as técnicas de pesquisa, como lidar com o Mendeley [ferramenta para gerenciar, compartilhar e obter conteúdos para pesquisas] e outras tecnologias que auxiliam o dia a dia na busca da informação. A ideia é instrumentalizar esse aluno para que, no decurso das disciplinas, ele já consiga entender como esse conjunto de tecnologias é oferecido”, afirma a coordenadora do curso de Mestrado em Gestão da Informação, professora Maria do Carmo Duarte Freitas.

A aula Magna será ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, professor Francisco de Assis Mendonça, no dia 11 de março, às 8h30, no Salão Nobre de Contábeis. “Também teremos psicólogos, yoga e outras dinâmicas que estamos trazendo para fazer com que a vida no mestrado seja uma vida leve, não seja uma vida pesada. É um foco de humanização”, explica a professora.

No dia de encerramento das atividades, 21 de março, o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, professor André Luiz Felix Rodacki, falará sobre a importância da vida acadêmica. “O Seminário nasceu como proposta dos alunos que vieram da Iniciação Científica e hoje são mestrandos do Programa e da ação da secretária do PPGGI, Simone Batista”, informa a coordenadora. Extração de dados em redes sociais, meditação, escrita científica, currículo Lattes, vida acadêmica e desenvolvimento pessoal serão temas abordados em algumas das palestras, que serão realizadas em auditório com capacidade para 80 pessoas. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada oficina em laboratórios. As atividades em sala de aula serão realizadas com grupos de 50 participantes. 

Confira a programação completa no site do evento.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...