Ciência e Tecnologia

Programa da UFPR visa monitorar a fauna de peixes no Rio Paraná

Sonia Loyola     1 de abril de 2013 - 11h03

Programa de Proteção da Fauna e Flora do ITTI/UFPR

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) realiza, a partir desta segunda-feira (01), até o dia 6 de abril, a segunda coleta de peixes no Rio Paraná, na divisa entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. A iniciativa é uma continuidade do Programa de Proteção da Fauna e Flora, do Projeto G-Pontes, ação que pretende monitorar a fauna de peixes durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná (BR-262/SP/MS). Outro objetivo do programa é observar se a obra está causando algum impacto na diversidade de peixes, explicou a bióloga do ITTI Aline Harodesky.

A primeira coleta de peixes ocorreu no início na obra, em julho de 2012, pela equipe do ITTI/UFPR. Nesta oportunidade, foram colhidos 108 peixes, distribuídos em nove famílias e 23 espécies ─ as mais frequentes encontradas nas amostras foram o Lambari Bryconamericus exodon; a Traíra Hoplias malabaricus e a Piaba Hemigrammus marginatus. Essas coletas são realizadas duas vezes ao ano, em sete pontos do local, distribuídos em trechos antes e depois da ponte do Rio Paraná.

Projeto ─ O G-Pontes é um projeto desenvolvido pelo ITTI/UFPR em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). De maneira geral, o programa realiza a gestão e a supervisão ambiental da construção da ponte sobre o Rio Paraná, entre os municípios de Três Lagoas, MS e Castilho, em São Paulo. A iniciativa compõe um dos 13 programas ambientais do projeto.