Ciência e Tecnologia

Professores Yuan Jin Yun e Carlos Soccol receberão Ordem Nacional do Mérito Científico em outubro

Superintendência de Comunicação Social     3 de agosto de 2018 - 15h44

Os professores da UFPR Yuan Jin Yun, do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMA), e Carlos Ricardo Soccol, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (PPGEBB), estão na lista das 80 personalidades brasileiras e estrangeiras que receberão a Ordem Nacional do Mérito Científico, entregue pelo Palácio do Planalto, em outubro. Criada em 1993, a condecoração é a principal honraria do Executivo voltada a pessoas que “se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação”, segundo o Decreto n.º 4.115, de 2002.

Ainda segundo o decreto que a regulamenta, a ordem prevê duas classes de condecorados: Grão-Cruz, com 500 vagas; e Comendador, com 800. O professor Yun será promovido à classe Grão-mestre, dentro da área de Ciências Matemáticas. Já o professor Soccol ingressará no grau de Comendador, na área de Ciências da Engenharia.

Da esq. para a dir.: professores Yuan Jin Yun e Carlos Soccol. Fotos: Samira Chami Neves, 24/11/2017; e Marcos Solivan, 20/8/2014

Os condecorados foram definidos por uma comissão formada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). O ministério abriu prazo para inscrições às instituições científicas em fevereiro.

A solenidade de condecoração prevê entrega de insígnias e de diploma. A condecoração havia sido entregue pela última vez em 2013.

Biografias

Graduado em Matemática pelo Nanjing Institute of Technology, Yun tem doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e é professor da UFPR desde 1996.

Soccol é graduado em Engenharia Química pela UFPR e possui doutorado pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, na França. É professor da UFPR desde 1979. O pesquisador tem cerca de 80 patentes registradas, das quais cinco foram concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e quatro foram licenciadas a empresas.

Ambos são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de Nível 1A e membros da ABC.

(Com informações da ABC)