Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Professores e técnicos receberam diplomas nas comemorações dos 100 anos

Maria de Lurdes Welter Pereira     19 de outubro de 2012 - 15h50

Há dois meses do centenário da UFPR, professores, técnicos, estudantes e médicos do Hospital de Clínicas participaram na manhã desta sexta-feira (19) da solenidade prévia ao aniversário. Os 100 anos estão sendo comemorados todos os meses de 2012 e agora chegou a vez do Setor de Saúde, que mantém os cursos pioneiros da UFPR. Foi com Medicina, Farmácia e Odontologia que a UFPR começou a funcionar, logo após a sua fundação em dezembro de 1912. Hoje foram homenageados dezenas de professores e técnicos, considerados os “luminares” do Setor, pessoas que com muita dedicação e esforço contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa e dos cursos da área de saúde.

Também foi aberta exposição sobre a evolução do método de contracepção dos dispositivos intrauterinos ─ (diu) desde a década de 60 até hoje. Outra mostra apresentou um quadro com uma fotografia restaurada de 1912 ─ de Victor Ferreira do Amaral, Nilo Cairo e demais professores que fundaram a UFPR. Outra fotografia é da primeira turma de formandos do curso de Medicina em 1919. Eram 13 médicos.

A solenidade contou com a presença do filho do fundador, o médico Milton Ferreira do Amaral. Em um vídeo, ele destacou o amor do pai pela UFPR e também o que o levou a seguir a mesma profissão, a de médico ginecologista. Milton lembrou que sempre ouviu conselhos do pai, e destacou o seguinte:
“Quando aparecer em seu consultório uma senhora, lembre-se de sua mãe, quando for uma mulher de meia idade, lembre-se da sua esposa e quando for uma jovem, lembre-se de sua filha. Respeito e dignidade em primeiro lugar.”

Outro destaque da solenidade foi o lançamento de três livros na área de saúde. “Décadas Valiosas na História da Reprodução Humana no Paraná ─ 1960/1970, de Ivo Carlos Arnt; Nilo Cairo e o debate homeopático no início do século XX, de Renata Palandri Sigolo; Bioética e Vunerabilidade de Mário Antônio Sanches e Ida Cristina Gubert, todos pela Editora UFPR.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a ideia é de gratidão, de reconhecimento, de agradecimento pelo trabalho que foi dispensado neste centenário.

Veja as fotos


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR