Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores e estudantes da UFPR lançam livro sobre apicultura

Livro aborda vários temas da apicultura (foto A. Pegoraro)

Estudantes de graduação, produtores e público interessado no tema são o público-alvo do livro “Aspectos Práticos e Técnicos da Apicultura no Sul do Brasil”. A obra foi escrita pelos professores Adhemar Pegoraro e Rodrigo de Almeida Teixeira, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, Edegar Krüger do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com os um grupo de alunos de Zootecnia, Agronomia, Biologia, Agroecologia e Engenharia Ambiental/Litoral. O livro será lançado no dia 31 de março, no Anfiteatro da Prefeitura de Campo Alegre (SC). Esse município e Joinville (SC) foram as sedes de diversas pesquisas realizadas para o desenvolvimento da obra e por isso o lançamento terá uma apresentação especial para apicultores da região.

Entre as novidades da obra está o detalhamento de uma nova técnica para formar núcleos de colônias superiores, com mais capacidade para produzir mel. A africanização da apicultura brasileira também é abordada. Os autores propõem em um dos capítulos método simples para criação e seleção de rainhas de abelhas africanizadas. Outro ponto relevante é a apresentação de uma técnica para nutrir as abelhas com alimento cremoso, mais prático do que o líquido, empregado habitualmente.  Um dos capítulos apresenta a legislação sobre agrotóxicos e busca esclarecer pontos polêmicos da mesma. As pragas da apicultura, como a varroatose, também ganharam atenção. “Trata-se de uma obra bastante ampla, com detalhamento de pesquisas realizadas e propostas de melhorias no segmento”, diz o professor Pegoraro.

A obra tem 281 páginas e foi publicada exclusivamente on line. O livro completo está disponível gratuitamente no portal de Recursos Educacionais Abertos (Rea). O link para download é http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45536.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...