Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores e estudantes da UFPR falam sobre mobilidade urbana no programa Globo Universidade

estudantes com o professor Mauro Lacerda. Foto: ITTI

Professores e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram nesta semana das filmagens do Globo Universidade que vai ao ar no mês de junho. O programa vai tratar dos cursos acadêmicos e profissões ligadas à aérea de mobilidade urbana, além de discutir como a universidade pode contribuir para melhorar o planejamento urbano e a organização das cidades.

Um dos destaques é o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura, formado por estudantes que contribuem na fiscalização das obras da Copa do Mundo 2014, em Curitiba. O projeto é uma parceria entre a UFPR e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A equipe é coordenada pelo professor Mauro Lacerda Santos Filho e faz o acompanhamento de melhorias, como as da Rodoferroviária local, reformas na Avenida Cândido de Abreu e na Avenida das Torres e ampliação do terminal Santa Cândida.

Para o professor Mauro, a universidade tem papel fundamental para a mobilidade urbana, especialmente por ser um espaço voltado à inovação. Os universitários têm energia e são interessados, chamam atenção para o que pode ser melhorado em uma obra, afirma.
Estão entre os entrevistados os professores da UFPR: Eduardo Ratton, coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI); Garrone Reck e Márcia de Andrade Pereira, professores do Departamento de Transportes da UFPR.

O programa deve ir ao ar no dia 8 de junho, às 7h, na TV Globo, às 13h30min, na TV Futura e, às 15h30min, na Globo News.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...