Ciência e Tecnologia

Professores da Universidade de Pádua ministram disciplina e participam de seminário da Medicina Veterinária na UFPR

Superintendência de Comunicação Social     13 de novembro de 2018 - 17h22

O Departamento de Medicina Veterinária e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias receberam, entre os dias 29 de outubro e 6 de novembro, a visita dos professores Carlo Guglielmini e Helen Poser, responsáveis pela especialidade de Cardiologia no Hospital Veterinário da Universidade de Pádua (Itália). Os dois pesquisadores ministraram uma disciplina para alunos de pós-graduação e participaram do Simpósio Internacional de Cardiologia Veterinária.

Segundo o professor Marlos Gonçalves Sousa, responsável pelo Laboratório de Cardiologia Comparada no Hospital Veterinário da UFPR, a vinda dos professores a Curitiba representa um marco para o curso de Medicina Veterinária e para a instituição como um todo, pois são pesquisadores reconhecidos internacionalmente por sua contribuição para a ciência, particularmente nos campos da ecocardiografia, da doença valvar degenerativa e da hipertensão pulmonar, temas de grande relevância na Medicina Veterinária.

Durante a visita à UFPR os professores ministraram a disciplina de pós-graduação intitulada “Veterinary Cardiology: Current Status and Perspectives”, que contemplou temas como cardiopatias felinas, síndrome cardio-renal, ecocardiografia avançada e pericardiopatias. Participaram alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias da UFPR, além de pós-graduandos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que se deslocaram até Curitiba para participar das discussões científicas.

A disciplina sobre cardiologia veterinária reuniu alunos de mestrado e doutorado da UFPR e da Unesp. Fotos: Divulgação

Simpósio

Além da disciplina de pós-graduação, os docentes também ministraram palestras no Simpósio Internacional de Cardiologia Veterinária, evento organizado nos dias 3 e 4 de novembro pela equipe do Laboratório de Cardiologia Comparada da UFPR.

O simpósio reuniu cerca de 200 médicos veterinários vindos não apenas do estado do Paraná, mas também de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Acre. No evento, os professores italianos discorreram sobre dirofilariose, cardiomiopatias, cardiopatias congênitas, doença valvar crônica, arritmias cardíacas e terapia antiarrítmica, dentre outros temas.

Cerca de 200 médicos veterinários, de vários estados, participaram do Simpósio Internacional de Cardiologia Veterinária.

O simpósio contou, ainda, com palestras da professoras Tilde Froes (DMV/UFPR), Ana Paula Sarraff Lopes (PUC-PR) e das doutorandas em Ciências Veterinárias (UFPR/Curitiba) Stephany Buba Lucina, Marcela Wolf e Bruna Cristina Brüler.

A Universidade de Pádua figura entre as mais importantes universidades italianas, tendo sido fundada em 1222. Seu curso de Medicina Veterinária se destaca não apenas na Itália, mas em toda a Europa, não apenas pela qualidade do ensino e dos serviços veterinários prestados à comunidade, mas, também, pela relevante produção científica de seu corpo docente. Atualmente, a UFPR possui acordo de cooperação com a Universidade de Pádua, o que possibilita o intercâmbio de docentes e discentes nas mais variadas áreas do conhecimento.