Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores da UFPR participam de Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior

Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Barra, em apresentação da agenda de trabalho da PROGRAD.

Reitores, pró-reitores, professores e especialistas de universidades públicas deram início, nesta terça-feira (18) ao Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior, promovido pelo Ministério da Educação. O evento, que segue até 21 de setembro, tem como objetivo debater as boas práticas na educação superior no país e no exterior, além de promover debates que incentivem a troca de experiências sobre inovações nas universidades federais.

O seminário foi aberto pela coordenadora geral de expansão, gestão e planejamento acadêmico das instituições federais de ensino superior do MEC, Nara Pimentel. A professora falou sobre a importância de se debater os rumos da educação superior e, em seguida, sobre consolidação da expansão do setor no país, bem como das possibilidades que foram abertas.

“Esses são os dados da consolidação da expansão na universidade: de 1995 e de 2015. Passamos de 894 instituições em 1995 para 2.407 em 2015. Esses são dados do Censo. Em relação aos cursos, saímos de 6.252 em 1995 para 34.366. Hoje, no Brasil, temos 2.111 instituições privadas, 68 universidades federais e 41 institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, destaca a professora.

Nos outros três dias de seminário, outros participantes trazem experiências de vários estados. . No total, 14 universidades de todas as regiões do Brasil farão uma exposição das melhores práticas de gestão adotadas pelas instituições de que fazem parte durante as mesas temáticas.

Nesta quarta (19),  o Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR,  Eduardo Barra, fez uma apresentação da agenda de trabalho na PROGRAD/UFPR, com base no PDI 2017-2021, na Mesa Redonda sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Graduação.

Confira aqui a programação completa do evento.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...