Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professoras da UFPR participam do grupo ganhador do Lush Prize 2018 

Troféus Lush Prize (foto divulgação)

No Brasil, grandes avanços aconteceram nos últimos anos com a proibição do uso de animais em aulas práticas e com o desenvolvimento de métodos substitutivos ao uso de animais vivos em salas de aula. Para articular e promover esses avanços, a Rede Nacional de Educação Humanitária (RedEH), projeto do Instituto 1R, reúne professores e pesquisadores que trabalham para a substituição de práticas com animais em atividades de ensino e treinamento.

O Lush Prize, criado a partir da parceria da Lush Cosmetics com a Ethical Consumer Research Association, é o maior fundo de premiação no setor de testes toxicológicos em animais. Desde sua primeira edição, em 2012, o prêmio já investiu £1.8 milhão em projetos que visam alternativas ao uso de animais para fins científicos e didáticos.

Nesse ano, a RedEH foi a ganhadora do Lush Prize 2018 na categoria Lobbying pela ação junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), orquestrada pelo Dr. Rober Bachinski. As ações contribuíram para a aprovação de normativa que proibirá o uso prejudicial de animais para o ensino superior em aulas demonstrativas e cognitivas a partir de 2019.

As professoras Simone Tostes e Rita Garcia, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, fazem parte da RedEH premiada. A professora Simone desenvolve modelos substitutivos ao uso de animais no ensino e a professora Rita representou as Sociedades de Proteção Animal brasileiras no CONCEA no período de 2014 a 2018.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...