Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora Luciana Panke representa UFPR no Seminário da Rede Latinoamericana de Comunicação Política

A professora Luciana Panke, do Departamento de Comunicação da UFPR, foi a única palestrante do Brasil no Seminário da Rede Latinoamericana de Comunicação, realizado na Bolívia. Luciana falou sobre o tema “As mulheres na política latino-americana : lutas, funções e perspectivas”.

O encontro, que durou 10 dias, foi o primeiro do gênero na Bolívia e teve como como tema central “Tempos de mudança na Comunicação Política”. Participaram professores e pesquisadores de nove países da América Latina.

Mesmo sendo a nação da América Latina com maior número de mulheres na política – e uma das maiores do mundo em representação feminina –, a Bolívia enfrenta um cenário de grande violência política contra mulheres.

Luciana Panke: “Ainda que as mulheres estejam representadas numericamente, na prática política vivem uma rotina de violência simbólica, silenciosa e de exclusão”.

Luciana Panke destacou os fatores culturais e psicológicos que levam as mulheres a sofrer este tipo de violência na América Latina. “Fiquei impressionada com o fato de que, na Bolívia, ocorre o mesmo que em outros lugares e áreas: ainda que as mulheres estejam representadas numericamente, na prática política vivem uma rotina de violência simbólica, silenciosa e de exclusão. Muitas vezes, suas vozes são menosprezadas. Elas são chamadas de ´loucas´, ´sensíveis´ ou ´histéricas´”, afirmou.

Segundo ela, a realidade dos países da América Latina mostra que as mulheres têm muito a fazer para mudar o cenário. “Infelizmente, vivemos em sociedades que têm esta cultura do machismo explícita; em outras, esta cultura existe de forma velada porque as pessoas se dizem progressistas mas, na verdade, atacam as falas das mulheres e usam adjetivos pejorativos para se referir a elas”, afirmou.

UFPR é referência

A UFPR é uma referência nacional em Comunicação Política. Possui vários grupos de estudos na área. Luciana Panke lidera o grupo de Comunicação Eleitoral. Os professores Emerson Cervi (do grupo de pesquisa Comunicação Política e Opinião Pública) , Kelly Prudencio e Rafael Sampaio (Comunicação e Participação Política), Jamil Marques (grupo Comunicação, Política e Tecnologia) também são destaque na área.

“A UFPR é referência nacional na área. Sua participação em eventos como este realça seu protagonismo no que tange tanto à Comunicação Política quanto à liderança feminina na política”, diz Luciana Panke.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...