Ciência e Tecnologia

Professora Luciana Panke, de Comunicação, está entre as 12 mulheres mais influentes da comunicação política

Helen Mendes     17 de maio de 2016 - 17h50

26983336032_52fe1481f9_z

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, parabeniza a professora Luciana Panke pelo reconhecimento. Foto: Samira Chami Neves

A professora Luciana Panke, do Departamento de Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, foi reconhecida como uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política da América Latina pelo Victory Awards 2016, prêmio concedido aos melhores da indústria política de fala hispânica.

Esta é a quinta edição do Victory Awards, e a primeira com a categoria de mulheres mais influentes. De acordo com os organizadores, o prêmio que é entregue pela primeira vez busca “refletir o talento e a perseverança, a constância e a capacidade das mulheres que representam um setor da população que a cada dia abrem mais espaço na política”.

Luciana Panke leciona há dez anos na UFPR, e há 20 anos trabalha na área de comunicação. “É uma alegria muito grande, principalmente por saber que meu trabalho está fazendo diferença na vida das pessoas”, disse.

A professora publicou, em 2015, o livro “Campañas electorales para mujeres – retos y tendencias”, resultado de seu pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidad Autónoma Metropolitana – México (UAM-Cuajimalpa). A primeira versão do livro foi escrita em espanhol, mas há planos de produzir uma versão em língua portuguesa da obra.

O livro trata da temática de gênero e política, e faz um levantamento da situação na América Latina. Luciana considera esse um dos temas mais atuais da área de comunicação política eleitoral. “Vários países têm cotas para a entrada da mulher nos governos; ainda assim, a igualdade está longe de ser alcançada. Daí vem a atualidade, o mundo inteiro, e especialmente a América Latina, passa por uma transformação cultural em que essa é uma das pautas levantadas como discussão pública”, afirmou.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, recebeu a professora nesta terça-feira (17), na Reitoria, e a parabenizou pela conquista.

VictoryWomen2016-864x516

Autora de diversos livros, Luciana Panke é conferencista internacional e consultora no Brasil e na América Latina em análise de meios e imagem. Imagem: Divulgação

Victory Awards

O prêmio também reconhece 25 jovens líderes emergentes e nomeados em outras 25 categorias. A premiação será realizada no dia 6 de agosto, em Washington (Estados Unidos).

As 12 líderes que representam o melhor da comunicação e consultoria políticas foram selecionadas pelos 62 integrantes da The Washington Academy of Political Arts & Sciences (The Wapas). São representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai e Venezuela.

27009436911_218148ab3f_z

Foto: Samira Chami Neves

Luciana Panke possui pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidad Autónoma Metropolitana – México (UAM-Cuajimalpa) e é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Conferencista internacional, consultora no Brasil e América Latina a respeito da análise de meios e de imagem. Autora de diversos livros, entre eles,  “Lula do sindicalismo à reeleição. Um caso de comunicação, política e discurso” (2010), e “Campañas electorales para mujeres – retos y tendencias” (2015).

Confira a relação de ganhadores do Victory Awards 2016 no site da premiação: victoryawards.us/ganadores-2016