Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR é indicada para o 31º Prêmio Design MCB; estudo identificou problemas em embalagens

O Museu da Casa Brasileira divulgou, no último dia 20, os vencedores do 31.º Prêmio Design MCB, o mais tradicional do segmento no País, que teve uma professora da UFPR entre os contemplados. Dulce Albach foi selecionada para compor a exposição do Prêmio, cuja abertura será no próximo dia 11, em São Paulo.

Dulce participou da categoria “trabalhos escritos” e desenvolveu sua tese de doutorado na área de Design para sustentabilidade; nela, analisa o setor de embalagens em mercados.

Para isso, morou um ano em Portugal. Lá, comparou 26 mercados de pequeno e médio porte (de 100 a 400 metros quadrados), realizando 11 visitas e fazendo análises baseadas em sites oficiais e mídias digitais de estabelecimentos brasileiros e de outros países. Tudo para identificar quais estratégias estes comércios utilizam para vender alimentos sem deixar de lado a responsabilidade ecológica.

Embalagens

“Essas lojas oferecem produtos a granel e estimulam os consumidores a trazerem seus recipientes de casa para diminuir o número de embalagens plásticas nos locais”, comenta a professora. Além disso, os mercados valorizam alimentos frescos e orgânicos e possuem um espaço físico que prioriza o aconchego, sem propagandas exageradas e música alta, para que os clientes façam uma compra tranquila e consciente.

Segundo Albach, esse resultado não seria possível sem o apoio da UFPR. “Todo o meu percurso acadêmico foi feito na universidade. Participei da primeira turma de doutorado em Design da instituição e tive bolsa Capes para estudar em Portugal. Fico feliz de levar o nome da UFPR a um prêmio tão importante quanto esse”.

Além da tese da professora, outros dois trabalhos irão compor a exposição na categoria Utensílios/Protótipo: o FugereUrbem (kit para atividades na natureza), de Ivo de Morais Jr., que foi orientado por Adriano Heemann; e a ColeçãoCasô, de Ana Carolina Lino Buissa e Heitor Aguiar Bordin, que foram orientados por Ronaldo Corrêa.

A lista completa dos vencedores do Prêmio Design MCB pode ser conferida aqui.

A tese de Dulce Albach está disponível no Acervo Digital da UFPR (link).

(Matéria escrita por Vinicius do Prado, sob supervisão de Lorena Klenk)

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...