Ciência e Tecnologia

Professora da UFPR inicia projeto de livro bilíngue para ensino fundamental

Sonia Loyola     6 de fevereiro de 2013 - 10h06

Professora Christiane Gioppo (à esquerda) em reunião com docentes da aldeia Cachoeirinha - Miranda - Mato Grosso do Sul

O Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR 262 – Faço parte deste caminho” realizado pela UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI-UFPR) iniciou o projeto de um livro bilíngue, em português e na língua indígena terena, na Região do Mato Grosso do Sul. O livro terá histórias relacionadas às questões ambientais locais, além de lendas contadas pelos idosos das aldeias terenas dos municípios de Aquidauana, Anastácio e Miranda.

O livro deverá reunir algumas lições ambientais dos terenas que serão usadas para o desenvolvimento de atividades de escrita e leitura para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

O objetivo do projeto é auxiliar na formalização da língua terena escrita, além de constituir material complementar para o aprendizado da leitura e escrita das línguas portuguesa e terena. Na UFPR, a professora Christiane Gioppo do Setor de Educação é responsável pela organização do livro.

O trabalho contará também com a participação da professora Onilda Sanches Nincão, coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, da UFMS e de outros docentes desta instituição. O projeto terá ainda a participação de professores das aldeias de Lagoinha, Ipegue, Limão-Verde e Bananal. O lançamento do projeto está previsto para o dia 30 de maio, durante os “Jogos dos Povos Indígenas”. A previsão é de que a obra esteja concluída no final deste ano.