UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor Soccol vai receber prêmio na China

 

Um dos pesquisadores da UFPR reconhecido no mundo todo pelos estudos na área de biotecnologia acaba de ser agraciado com o prêmio “Oustanding Scientista Awart” do Fórum Internacional de Bioprocessos, que será realizado de 7 a 10 de outubro em Tapiei, Taiwan, na China. Trata-se do professsor Carlos Ricardo Soccol, autor de dezenas de livros, 37 patentes e cerca de quatro mil citações em trabalhos científicos no mundo todo. Para o professor, a indicação para a premiação representa o reconhecimento da produção acadêmica de importância internacional, fruto de quase 30 anos de estudos em biotecnologia.

Atualmente o pesquisador orienta oito doutorandos que moram na França, na Universidade de Provence. Os contatos são feitos através de videoconferência e as atividades realizadas em Inglês. Soccol é um dos idealizadores do curso de Engenharia de Bioprocessos criado na UFPR em 2000 e hoje já implantado em pelo menos dez universidades brasileiras. Só pela UFPR há pelo menos 300 profissionais formados.

É uma profissão indispensável para o futuro porque trabalha com carbono verde, menos poluente e que recupera o meio ambiente”, destaca o pesquisador. O que mais marcou nessa trajetória de três décadas foi a possibilidade de ajudar a formar bons pesquisadores para o País, explicou o professor ao falar da premiação.

O pesquisador é vinculado ao Departamento de Engenharia de Bioprocessos da UFPR. Além de atuar nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em biotecnologia agroindustrial e agroalimentar pesquisa também os temas de engenharia de bioprocessos e projetos bioindustriais.

Graduado em engenharia química pela UFPR (1979), é mestre em tecnologia de alimentos pela UFPR (1986) e doutor em genie enzymatique, microbiologie et bioconversion pela Universidade de Compiègne-França (1992). Atualmente é coordenador do Mestrado Internacional Unesco em Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar e do Programa de Pós-Graduação em Processos Biotecnológicos da Universidade. Em paralelo dirige o Centro de Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar do Paraná, Soccol e consultor técnico-científico de várias empresas e agências de pesquisa.