Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Professor José Felipe Almeida conquista premiação internacional de economia

Jéssica Tokarski     12 de janeiro de 2018 - 11h45

O professor de Economia José Felipe Araujo de Almeida foi premiado, esta semana, com o título James H. Street Scholar 2018, honra concedida pela Association for Evolutionary Economics. A instituição internacional, composta por economistas, tem o objetivo de desenvolver e manter viva a corrente de pensamento econômico conhecida como Economia Institucional Original.

O título James H. Street Scholar é um prêmio criado para reconhecer anualmente importantes institucionalistas – como são chamados os defensores da corrente – latino-americanos. “Trata-se da maior honra que um institucionalista latino-americano pode receber”, revela o professor.

Almeida tem sido um membro ativo da Association for Evolutionary Economics participando de congressos e das reuniões de membros. Além disso, é contribuinte recorrente do Journal of Economic Issues, periódico da instituição. “A minha pesquisa sobre a história do Institucionalismo Original é, comumente, bem recebida pelos demais membros da associação. Eu acredito que essa pesquisa de qualidade apresentada nos congressos e publicada no periódico foram os feitos que o comitê considerou para me conceder esta honra”, conta.

O economista destaca que ser escolhido por membros de um comitê da Association for Evolutionary Economics é uma fonte de motivação para que continue buscando a excelência em suas atividades de pesquisa. “Para mim, esta conquista tem um significado gigantesco, pois representa que pares internacionais reconhecem a qualidade da minha pesquisa. Os economistas que eu mais admiro fazem parte da associação”.

Almeida lembra que ter um professor reconhecido internacionalmente demonstra que a Universidade Federal do Paraná produz pesquisa de qualidade internacional. “Eu costumo dizer que a UFPR é o sobrenome dos servidores que nela trabalham. Assim, as conquistas profissionais de qualquer um de nós são também conquistas da universidade”, diz.

Foto: Arquivo Pessoal

Pesquisa

A pesquisa do professor abrange a Economia Institucional Original nos aspectos de desenvolvimento teórico e metodológico, análise histórica e estudos empíricos. O início de seus estudos na área se deu por meio da produção de artigos que ofereceram novos elementos teóricos para a abordagem institucionalista.

Atualmente, ele também pesquisa a história do institucionalismo. “Muitos dos meus alunos me motivam a escrever texto sobre as aplicações do institucionalismo para compreender a realidade econômica brasileira”, relata.

Além da Economia Institucional Original, Almeida tem interesse na análise econômica não convencional da tomada de decisão e nos aspectos da psicologia econômica.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR