Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor Fernando Passos integra grupo que acompanhará Plano de Conservação de Mamíferos da Mata Atlântica Central

O professor Fernando de  Camargo Passos, do Departamento de Zoologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), foi um dos cientistas escolhidos pelo Ministério do Meio Ambiente para integrar o seleto Grupo de Assessoramento Técnico que acompanhará a implementação do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central.

Formado por 24 professores e pesquisadores de alto nível de instituições de ensino nacionais e internacionais, o grupo vai monitorar cada uma das espécies ameaçadas de extinção nesta área, abrangendo uma região que vai de parte da região Sul até o sul da Bahia. A Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente nº 03, de 27 de maio de 2003, apontou a existência de 627 espécies ameaçadas em todo o Brasil, mas o número aumentou nos últimos onze anos.

Fernando Passos, que é professor da UFPR há quinze anos, disse que a sua indicação é o reconhecimento do órgão máximo da área ambiental do País ao seu trabalho. “Nós queremos melhorar as condições das espécies ameaçadas de extinção. Queremos fazer com que elas sejam melhor protegidas e deixem de ser ameaçadas”, comentou. Na prática, o trabalho já começou. Fernando já participou de duas reuniões para debater o Plano, e não tem data para acabar.

O Plano de Ação Nacional para Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central – PAN Mamíferos da Mata foi criado por meio da Portaria ICMBio nº 134, de 23 de dezembro de 2010. E o Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies foi criado pela Portaria n° 43, de 31 de janeiro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...