Extensão e Cultura

Professor do Departamento de Educação Física publica livro inédito sobre o ensino de wrestling no Brasil

Superintendência de Comunicação Social     20 de dezembro de 2017 - 15h25

O professor Sérgio Luiz Carlos dos Santos, do Departamento de Educação Física da UFPR, lançou em conjunto com o pesquisador Elison Dantas – fundador da organização não-governamental Wrestling and Education for All (WEFA) – o livro “Novos caminhos para o wrestling brasileiro”. De acordo com os autores, a publicação sistematiza por meio de conceitos metodológicos o ensino da modalidade de luta wrestling dos Estados Unidos da América, bem como explica os detalhes da transição para o judô, o BJJ e o MMA.

“O ensino do wrestling é muito importante, pois, como modalidade olímpica, oferece ao lutador a capacidade para disputar outras 72 medalhas”, explica o professor Sérgio. Ele ainda esclarece que a modalidade é essencial para várias outras artes marciais, como o judô e o MMA, devido às suas técnicas de projeção, que levam os competidores a angariar prêmios nas categorias em que lutam.

“A publicação, bem ilustrada com fotos e progressões pedagógicas, irá auxiliar os alunos e professores interessados na aprendizagem e ensino da Educação Física porque apresenta um processo metodológico de ensino do wrestling totalmente em língua portuguesa, algo inédito no Brasil”, destaca.

Por enquanto, o livro encontra-se disponível para venda apenas no site da editora.