Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Professor de Medicina Veterinária publica livro sobre novas tecnologias para controle de parasitos de bovinos

Simone Meirelles     4 de dezembro de 2018 - 10h31

Livro está disponível em formato impresso ou e-book (foto divulgação)

O professor do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR Marcelo Beltrão Molento acaba de lançar o livro “Novel Approaches to The Control of Helminth Parasites of Livestock” (Novas Tecnologias Para o Controle dos Helmintos Parasitos de Bovinos). O evento de lançamento ocorreu no auditório do SENAC em Curitiba, com uma palestra proferida pelo professor, seguida de uma rodada de discussão. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná, SINDIVET e pela editora APPRIS. O livro já está disponível para venda em livrarias no formato impresso e em e-Book.

A publicação desta obra tem o objetivo de aproximar profissionais que atuam na pecuária com novas técnicas de controle parasitário. O livro foi escrito 100% em inglês para ampliar horizontes de ação e para atender toda a demanda dos demais autores. São 14 capítulos, com mais de 20 autores de 13 países diferentes. Os capítulos foram divididos com autores renomados e trazem as mais recentes novidades científicas, sendo que algumas destas técnicas já estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo, com excelente repercussão. O professor Molento e e seu coeditor, Dr. Jim Miller da Universidade de Louisiana, querem ainda que a leitura estimule o uso de estratégias que mantenham a saúde animal, criando um ambiente que equilibre, controle parasitário e a sustentabilidade do ambiente, em propriedades modernas e mais resilientes. O tema é bastante discutido em disciplinas com a Global Health, coordenada por Molento na UFPR.

Na obra está descrita como a ocorrência de infecções por endoparasitos pode comprometer a qualidade de vida dos animais de fazenda. Tradicionalmente, o controle de tais enfermidades é realizado utilizando medicamentos antiparasitários em todos os animais do rebanho. Entretanto, esta orientação técnica está ultrapassada, principalmente após a determinação de resistência dos parasitos contra múltiplos produtos. Assim, novas informações devem chegar aos técnicos, para que tenham na mão técnicas que priorizem o estado sanitário do rebanho, com informações atuais e com base científica.

O desenvolvimento de produtos antiparasitários é lento e caro e novos lançamentos são cada vez mais raros, explica Molento. Desta forma, jovens profissionais devem ser alertados sobre a difícil situação da resistência e serem instruídos e incentivados a utilizar técnicas que promovam a melhoria da qualidade devida dos animais e a sustentabilidade da cadeia produtiva.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR